icone facebookTwitterInstagram

A Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, informa que, a partir desta quinta-feira, 8, irá retomar o acesso de acompanhantes para as gestantes no período de pós-parto nos setores de internação de alojamento conjunto. Essa decisão foi tomada devido à queda no número de casos ativos na região.

Todas as gestantes poderão ter um (01) acompanhante para atendimento no pré-parto, durante o parto e no pós-parto, desde que o mesmo declare não estar com sintomas gripais e não ser do grupo de risco.

A restrição no acesso de acompanhantes no período de pós-parto havia ocorrido devido a situações de negligência e omissão de informações por parte de acompanhantes com relação a seus sintomas gripais.

A decisão da maternidade foi para proteger as gestantes, os recém-nascidos e os profissionais de saúde para que não houvesse o risco de transmissão intra-hospitalar da Covid-19, visto que alguns acompanhantes não estavam colaborando com o preenchimento do questionário e obediência às regras de proteção.

Segundo a MDV, as medidas são constantemente revistas de modo a tornar o ambiente hospitalar seguro para pacientes e trabalhadores da saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde orienta as unidades a seguirem o que foi determinado pela Nota Técnica nº 007/2021 - NAMCA/DAPS/SPS/SES que orienta sobre condutas para o atendimento da gestante, puérpera e recém-nascido frente à COVID-19, atualizada em 05/04/2021.