Mais 30 leitos de terapia intensiva (UTI) adulto estão reforçando a saúde na região Norte de Santa Catarina. O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, terá 20 novos até semana que vem. A determinação partiu do governador Carlos Moisés nesta sexta-feira, 26, durante agenda de trabalho na cidade. Na sequência, o chefe do executivo também inspecionou a estrutura dos cinco leitos de UTI Covid implantados no Hospital de Rio Negrinho nesta semana. O local ainda receberá mais cinco unidades.

Há 293 leitos ativos no Norte de Santa Catarina, número representa um incremento de 142% em comparação com os 121 existentes antes da pandemia.

62
Em Rio Negrinho, governaor participou da reunião de trabalho e inspecionou os cinco novos leitos do hospitalFoto: Mauricio Vieira / Secom

>>> Mais fotos na galeria

Nos dois municípios, o governador participou de reunião de trabalho com os gestores. Ele ressaltou o esforço do Governo do Estado para garantir o atendimento hospitalar aos catarinenses.

“Ampliar a atenção à saúde dos catarinenses é importante, mas também estamos avançando em outras frentes, como a imunização. A vacina é a saída desta pandemia. O trabalho ocorre em cooperação com municípios, demais poderes e hospitais filantrópicos, que têm sido importantes parceiros. O momento é de união e solidariedade para salvar o maior número de pessoas possível", afirmou o governador.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, em Joinville, 10 leitos entraram em funcionamento nesta semana e os outros 10 serão ativados até a semana que vem.

Em Rio Negrinho, outros cinco serão ativados nos próximos dias. "Precisamos fazer todo o possível para superar esse cenário que o momento atual impõe e garantir atendimento aos catarinenses", destacou o secretário.

Joinville
63Foto: Peterson Paul / Secom

Ainda na cidade, o governador alinhou ações com o prefeito de Joinville, Adriano Silva, e coordenou uma reunião com as secretarias estadual e municipal de Saúde, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) da Defesa Civil.

Durante a reunião, os gestores do Estado e do município discutiram estratégias para diminuir o contágio, acelerar a vacinação e garantir atendimento a todos os catarinenses do Norte de SC.

"Nós reforçamos o pedido para que o Governo do Estado intensifique o volume de doses que são encaminhadas a Joinville. Só assim poderemos ampliar o percentual de imunização na cidade", afirmou o prefeito. O governador destacou que nesta sexta chegaram mais de 140 mil doses, que serão distribuídas aos municípios.

Rio Negrinho
64

Foto: Mauricio Vieira / Secom

A unidade de saúde do Planalto Norte Catarinense conseguiu ativar cinco novos leitos de UTI depois que o Estado enviou ventiladores pulmonares e monitores multiparâmetros ao Hospital de Rio Negrinho. Outros cinco leitos devem entrar em funcionamento nos próximos dias.

O diretor administrativo da unidade, Cláudio Marmentini, destacou que o hospital não tinha leitos de UTI, e havia uma carência desses serviços na região, especialmente neste momento da pandemia. “É uma conquista importante e necessária, desde o primeiro dia de implantação, os cinco leitos foram ocupados. Eles oferecem muito mais segurança para os pacientes e também para os profissionais, além disso conseguimos ampliar e melhorar a qualidade de atendimento.”

O prefeito de Rio Negrinho, Caio César Treml, disse que a abertura dos novos leitos é um marco histórico para o município. “Hoje estou na administração municipal, mas durante 10 anos trabalhei neste hospital, sei da sua importância. Nosso compromisso, com a união de esforços, é continuar ajudando essa fundação e fazer ainda mais pela saúde da nossa população.”

Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom
E-mail: renan@secom.sc.gov.br