icone facebookicone twittericone instagram

Em reunião na tarde desta segunda-feira, 22, o Superintendente de Regulação da SES, Ramon Tartari, conversou com autoridades da região da Foz do Rio Itajaí para discutir a ampliação de leitos naquela região e em regiões vizinhas, como Vale do Tijucas e Brusque. Segundo o superintendente, “a ampliação do número de leitos clínicos e unidades de terapia intensiva (UTI) é medida urgente e necessária ao adequado enfrentamento da pandemia de Covid-19”.

Ficou determinado que o Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí/SC, deve apresentar à SES relação das necessidades para abertura de leitos clínicos e UTIs COVID na nova ala hospitalar.


Na oportunidade, Ramon Tartari destacou a importância do uso criterioso dos leitos de UTI, evitando admissões ou prolongamento desnecessário da permanência de pacientes em unidades de terapia intensiva, explicando também a necessidade da adequada seleção dos pacientes para retaguarda hospitalar, medida que evita o encaminhamento dos casos graves ou com elevado potencial de agravamento do quadro clínico.


Por fim, foi reforçada aos gestores e administradores de hospitais a necessidade de manter adequado abastecimento de oxigênio, medicamentos, insumos e materiais de enfermagem e equipamentos de proteção individual (EPI).
Estavam representadas na videoconferência as seguintes instituições: Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), Secretaria de Saúde do Município de Itajaí, Direção do Hospital Marieta Konder Bornhausen e Coordenação Regional de Saúde de Itajaí.

Mais informações para a imprensa:
Jaqueline Ritcher
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br