Buscando o fortalecimento e a qualificação da atenção e da gestão da saúde com vistas à prestação de um cuidado que possibilite o acesso, o acolhimento, com qualidade em uma rede de atenção a saúde que se corresponsabiliza com os usuários e suas necessidades; aconteceu no dia 20 de junho o coletivo das Regionais de Saúde do Meio Oeste Catarinense na perspectiva da transversalidade da Política Nacional de Humanização. O encontro foi organizado pela Gerente de Saúde Milena Andersen Lopes Becher 8ª Regional de Saúde - Campos Novos/SC contando com a presença de Ledronete Silvestre da Divisão de Humanização DEPS/SES, juntamente com a Sra. Patrícia S. C. Silva, consultora da PNH do Ministério da Saúde. A partir dele foram criados 2 Comitês Regionais de humanização referentes a 7ª e 8ª Regionais de saúde  numa construção coletiva já com definição dos  membros e reuniões do grupo.  Também neste encontro, foi possível apresentar os princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização com foco em Co gestão e Acolhimento e apresentação do Plano de Ação Estadual. Durante as falas foram colocados exemplos de experiências exitosas com a humanização no SUS, incluindo as vivências do Comitê Regional de Humanização do Médio vale do Itajaí que já se mobiliza nessa região desde 2006.  Além disso, a possibilidade de formação de Grupo de Trabalho de Humanização na Fundação Hospitalar Drº José Athanázio. Participaram os representantes dos Municipios: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo Vargem, Zortea, Água Doce, Catanduvas, Erval Velho, Joaçaba, Luzerna Tangará, Treze Tílias, Herval D’Oeste e Ouro. O evento contou ainda, com a participação da Apoiadora COSEMS – Joaçaba - Juliana Santos.

imagem01