Nesta terça-feira, 30, o Hospital Regional de São José (HRSJ) retoma os atendimentos da emergência pediátrica. O serviço estará disponível à comunidade a partir das 8h30. Os atendimentos estavam suspensos desde fevereiro de 2021, quando o espaço destinado à pediatria deu lugar à instalação de leitos de UTI para pacientes acometidos pela Covid-19.

Além da triagem e do atendimento no consultório, também estarão disponíveis cinco leitos de observação. A expectativa é que sejam realizados cerca de 4 mil consultas ao mês, assim como era realizado anteriormente.

Para a reabertura da emergência pediátrica, foram contratados mais 64 profissionais, entre pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O atendimento realizado na unidade se dedica a casos de menor gravidade, servindo de retaguarda ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, que possui porta aberta, mas atende principalmente casos de maior complexidade.

A estrutura disponibilizada neste momento ainda passará por adaptações. O espaço foi montado devido à prioridade de atendimento às crianças, ainda neste período de baixas temperaturas, que favorecem o desenvolvimento de doenças respiratórias.

O diretor da unidade, Daywson Koerich, reforça que o atendimento realizado no Regional se dedica às baixas complexidades. “ Estamos retornando com os atendimentos de emergência, ampliando essa rede de atenção às crianças na nossa região. Entendemos a importância desse movimento”, reforça.

Além da reabertura da emergência, o HRSJ implantou mais 5 leitos na UTI Neonatal e 15 de Cuidados Intermediários neste ano. Também está realizando a aquisição de equipamentos, adequação estrutural e contratação de Recursos Humanos para a abertura de mais 10 leitos de UTI NEO nos próximos meses.