icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 25 de Julho de 2017

Como estratégia para ampliar a capacidade de intervir em situações de emergências provocadas por desastres, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) instituiu o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES). A portaria nº 563, de 21 de Julho de 2017, foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira, 24.

O COES tem o objetivo de integrar ações de Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Assistência, identificar e mapear as áreas de risco e a população exposta, estabelecer medidas baseadas na gestão de risco, elaborar planos de preparação e resposta do setor de saúde. Além disso, o COES tem como finalidade analisar os dados nas ocorrências de desastres e identificar as necessidades para subsidiar a elaboração de um plano de ação de atenção integral e reabilitação da rede de saúde, além de garantir o fornecimento de recursos humanos, veículos, material, medicamentos, equipamentos, insumos estratégicos e tudo que for necessário. 

A articulação e comunicação com a Regional, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Ministério da Saúde (MS) será garantida por meio de um centro de operações. O COES terá representantes das superintendências, diretorias e gerências da SES. Também poderão ser convidados a participar dos trabalhos e debates, especialistas e profissionais de outras instituições públicas ou privadas, organizações internacionais e da sociedade civil.