icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 5 de junho de 2017

As queimaduras são consideradas um problema de saúde mundial e sua incidência é maior nos países de baixa e média renda, sendo responsáveis por cerca de 265 mil mortes por ano. Preocupados com o número de internações de longa permanência resultante da gravidade dos acidentes ocorridos, a Equipe de Queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) realizará, entre os dias 6 e 9 desse mês, atividades relacionadas sobre a importância da prevenção de queimaduras.

O Dia Nacional de Prevenção de Queimaduras foi instituído em 6 de Junho. E representa um marco nas ações de prevenção e tratamento das queimaduras no Brasil. Estima-se que pelo menos um milhão de acidentes por queimaduras ocorram por ano no país, envolvendo 300 mil crianças. Esses acidentes são a quarta principal causa de morte entre crianças e, também, a quinta causa mais comum de lesões não fatais na infância.

Nos registros do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) no período de Junho de 2015 a Junho de 2016, constam atendimentos e internações de 165 crianças e adolescentes, com idade entre um e 14 anos, que sofreram queimaduras. Crianças do sexo masculino estão envolvidas em maior número de episódios de queimaduras. E os líquidos superaquecidos são os agentes causadores mais comuns. As áreas do corpo mais afetadas são os membros superiores e a face. O mês de Janeiro é o período com maior número de casos de queimaduras, e o local do domicílio de maior ocorrência é a cozinha.

Além do Hospital Infantil tratar os pacientes internados por queimaduras, é também disponibilizado atendimento ambulatorial. Somente entre os meses de Janeiro e Maio deste ano, foram atendidas 381 crianças e adolescentes.

Esta ação também conta com o apoio do setor de Pedagogia e Associação de Voluntários de Saúde (AVOS) do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Secretaria de Segurança e Guarda Municipal de São José.

 

Cronograma

Terça-feira, 06 de junho

Manhã: Ações lúdico-educativas, no ambulatório com pacientes e funcionários.

Tarde: Ações lúdico-educativas, com os pacientes internados.

Quarta-feira, 07 de junho

Tarde: Capacitação dos profissionais de saúde do hospital sobre a abordagem que deve ser feita em casos de lesões causadas por queimaduras.

Quinta-feira, 08 de junho

Tarde: Ações lúdico-educativas na Escola de Educação Básica Padre Anchieta.

Sexta-feira, 09 de junho

Tarde: Capacitação dos profissionais de saúde do hospital sobre a abordagem que deve ser feita em casos de lesões causadas por queimaduras.