A Secretaria de Estado da Saúde (SES) mantém um diálogo contínuo com prefeitos, hospitais e comunidades dos municípios de Santa Catarina. Nesta sexta-feira, 11, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, visitou Jaraguá do Sul, na região do Vale do Itapocu, para dialogar, debater e buscar soluções para as demandas locais.

reuniao secretario

Foto: Ana Melhado

“Estamos atendendo à determinação do governador Jorginho Mello ao realizar visitas às diferentes regiões do estado. Nosso objetivo é avançar continuamente na saúde, aprimorando os serviços oferecidos. Desde o início do nosso governo, estamos implementando ações para garantir uma saúde de qualidade a todos os cidadãos, descentralizando serviços”, destacou o secretário Diogo Demarchi Silva.

O gestor participou de uma reunião com representantes da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) tratando da Alta Complexidade em Ortopedia e Neurologia, Leitos de Saúde Mental, SAMU, unidades hospitalares, Teto de Média e Alta Complexidade (MAC). O encontro contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de saúde, gerentes regionais de saúde, deputados Vicente Caropreso e Antídio Lunelli e diretores de unidades hospitalares.

“Como presidente da AMVALI, representando os sete municípios, quero agradecer ao secretário Diogo que esteve aqui em nossa cidade, para tratar de vários assuntos importantes da saúde de nossa região, como leito de UTI e de saúde mental, cardiologia, alta complexidade em neurologia, entre outros assuntos. Essa aproximação entre o Estado e os municípios é fundamental, principalmente quando se trata da saúde”, ressalta o presidente da AMVALI, prefeito de Corupá, Claudio Finta.

O secretário aproveitou a oportunidade para destacar a gravidade da dengue e pedir a ajuda dos prefeitos e secretários no combate a proliferação dos focos. "A realidade é alarmante, mudanças climáticas estão afetando a sazonalidade da doença. Tradicionalmente, os picos de casos ocorriam entre abril e junho, mas este ano já notamos um aumento na incidência em fevereiro e março. Existe a previsão de um novo surto em novembro e dezembro. Portanto, faço um apelo à população: dediquem apenas 10 minutos por semana para verificar as áreas ao redor de suas casas e eliminar qualquer água parada. A dengue mata!,” enfatizou.