icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital de Penha já realizou 1.584 cirurgias de catarata entre 1º de janeiro e 15 de junho deste ano. O hospital é contratualizado com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é um importante parceiro na realização de procedimentos oftalmológicos. Mais pacientes estão agendados, até o final de julho, com a expectativa de realizar 800 procedimentos cirúrgicos de catarata que estavam represados na fila há cerca de dois anos.

CristianoAndujar CA6 9066 capa

Foto: Cristiano Andujar / Arquivo SECOM  

"Recebemos pacientes de várias regiões de Santa Catarina, que já aguardavam pelo procedimento no SISREG e foram encaminhados pela Central Estadual de Regulação", explica a gerente Regional de Saúde de Itajaí, Andressa Granemann dos Santos.

Inicialmente os pacientes passam por uma avaliação do médico oftalmologista. Após o diagnóstico positivo são encaminhados ao bloco cirúrgico para realizar o procedimento, cumprindo rigorosos protocolos instituídos pelo hospital.

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.

O hospital realiza, de forma contínua, procedimentos oftalmológicos desde o ano de 2022. Além de cirurgias de cataratas, são feitas plásticas oculares, vitrectomias, pterígios, injeções intra-oculares, além de consultas e exames. A instituição tem intensificado as cirurgias com o objetivo de reduzir as filas de espera.

“A importância do serviço de Oftalmologia é dar mais condições aos pacientes de ter uma vida plena através da sua visão, com isto podendo realizar suas atividades diárias com maior facilidade, ter maior integração com seus amigos e familiares”, ressalta o administrador do hospital, Fabiano Amorim.