Uma onda de solidariedade levou o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) a aumentar significativamente o número de doadores de sangue na última semana. De 2 a 9 de maio, foram recebidos 4.728 candidatos na hemorrede, dos quais 3.906 efetivaram a doação, o que representa um aumento de 26% se comparado ao período anterior. Neste período, foram enviadas 848 bolsas de hemocomponentes ao Rio Grande do Sul, além de hemoderivados que são medicamentos usados por hemofílicos, para auxiliar nos atendimentos a pacientes gaúchos durante a calamidade causada pelas chuvas.

MAF 618

Foto: Marco Favero/ Secom

“Quero agradecer a todos os doadores que saíram das suas casas e foram para aos nossos hemocentros realizar a coleta de sangue e praticar esse gesto de amor e solidariedade com nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, declarou a secretária Carmen Zanotto.

O presidente da FAHECE, organização social que faz a gestão do HEMOSC junto à Secretaria de Estado da Saúde, comemorou o resultado e agradeceu a todos pela solidariedade. “Todos estamos unidos para auxiliar o Rio Grande do Sul em um momento de dificuldades. Agradecemos a todos os doadores e aos nossos colaboradores que estão trabalhando de forma incansável para dar vazão ao processamento e envio do sangue”, afirmou.

A diretora-geral do HEMOSC, Patricia Carsten, agradece a mobilização e reforça que a hemorrede segue de prontidão, recebendo doadores e enviando hemocomponentes ao Rio Grande do Sul conforme a necessidade. “Todos queremos ajudar os gaúchos e uma forma simples e que salva vidas é a doação de sangue, todos os que quiserem fazer isto serão bem-vindos e é só agendar no nosso site.  Estamos neste momento precisando reforçar os estoques de sangue O positivo e negativo. Por isso, peço para que as pessoas deste tipo sanguíneo colaborem conosco”, afirmou.