APS
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
A Atenção Primária à Saúde tem papel central no cuidado à saúde, comgrande carga de complexidade e tecnologias de baixa densidade tecnológica. É considerada a principal porta de entrada do usuário no sistema de saúde, além de ser considerada como ordenadora e coordenadora do cuidado na Rede de Atenção à Saúde (RAS). Isso faz com que tenha envolvimentodireto com outros pontos da RAS, e também intersetorial para além daSecretaria de Estado da Saúde.
A APS é responsável pelo cuidado de pacientes específicos, pela prevenção dedoenças e agravos, pelo cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidadesocial ou de violência. Além disso, viabiliza serviços de promoção da saúdecomo imunização, controle de endemias, fornecimento de medicamentosessenciais e tratamento básico de problemas de saúde, entre outros.
A Diretoria de Atenção Primária à Saúde e (DAPS) está vinculada àSuperintendência de Atenção à Saúde (SAS) e possui 02 Gerências: Gerênciade Atenção, Promoção e Prevenção à Saúde (GAPPS) e a Gerência de AtençãoPsicossocial (GEAPS) e 04 Coordenações: Coordenação de Saúde Bucal, Avaliação de APS e apoio institucional, Coordenação de Monitoramento eCofinanciamento e Coordenação de Qualificação Profissional.
A DAPS tem como uma de suas principais ações a de: formular, implantar, implementar, coordenar, monitorar, avaliar políticas, programas e estratégiasda Atenção Primária à Saúde (APS) e das Linhas de Cuidado relacionadas àsáreas de atuação da APS no estado de Santa Catarina de forma intersetorial, com apoio das Gerências Regionais de Saúde.
Missão: Coordenar ações para a organização da Rede de Atenção à Saúde, com o objetivo de ampliar o acesso e qualificação da Atenção Primária à Saúde, baseados nos princípios do SUS.
Visão: Ser reconhecida pela população catarinense como referência na ampliação do acesso e qualificação da Atenção Primária à Saúde, para a consolidação da Rede SUS.
Valores: Compromisso, Ética, Organização, Transparência, Resolutividade, Cooperação, Integração, Inovação.