Poucas profissões carregam o peso da urgência e a responsabilidade de salvar vidas como a dos condutores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Em Santa Catarina, esses profissionais atenderam 409.220 atendimentos em 2024. Além de motoristas, são condutores com histórias de vida, com o único objetivo de chegar a tempo para fazer a diferença na vida de quem liga para o número 192.
Com a responsabilidade de conduzir as ambulâncias em situações extremas, seja no trânsito caótico das cidades ou nas estradas desafiadoras do interior, os condutores socorristas são a espinha dorsal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Cada atendimento representa uma história, onde esses profissionais foram peças-chave. O catarinense Paulo Alexandre Hilzendeger, 37 anos, que trabalha há 7 anos no SAMU como condutor socorrista, sabe que entender o processo e confiar na equipe é fundamental para que o serviço, dentro da ambulância, seja realizado com excelência. “Temos uma missão diária, e o entendimento de que velocidade não é o principal componente que salva vidas. É necessário controlar a ansiedade e depositar a confiança nos colegas de profissão, médicos e enfermeiros, que estão comigo. O alinhamento com a equipe também salva vidas”, revela.
Capacitações constantes
No SAMU, os condutores socorristas não apenas demonstram habilidade ao volante, mas também recebem treinamento especializado para lidar com emergências médicas e atuar em equipe.
Entre janeiro de 2024 e fevereiro de 2025, os profissionais do serviço participaram de capacitações práticas e teóricas, de diversas temáticas relacionadas ao Atendimento Pré-Hospitalar (APH), simulações e treinamentos, além do Código de Trânsito Brasileiro para veículos de emergência e direção defensiva.
O condutor socorrista Hilzendeger é um dos 180 dedicados profissionais que integram as 29 bases de Suporte Avançado em Santa Catarina. Todos os dias, as equipes do SAMU percorrem muitos quilômetros, assegurando atendimentos ágeis e eficientes. Atualmente, 36 ambulâncias das Unidades de Suporte Avançado e Inter-hospitalar estão em operação, prontas para responder rapidamente a chamadas de emergência.
Sonho realizado
Mas números sozinhos não contam a história completa. Cada quilômetro percorrido representa uma família que pode respirar aliviada, um paciente que terá outra chance ou encontrará o alívio necessário em um momento crítico. Índices de 95% de satisfação nos atendimentos das equipes do SAMU reforçam o impacto positivo do trabalho desses heróis. “Por muito tempo, eu carreguei um sonho profissional: estar dentro de uma ambulância do SAMU, enfrentando desafios e salvando vidas. Me perguntava, será que um dia vou conseguir? Hoje, esse sonho é a minha realidade. Eu estou aqui, vivendo minha missão, e sei que a minha presença faz a diferença na vida de quem precisa", comemora o condutor socorrista.
O QUE FAZER QUANDO UMA AMBULÂNCIA SOLICITAR PASSAGEM COM A SIRENE LIGADA
-
Mantenha a calma e fique atento à direção da ambulância.
-
Ceda passagem imediatamente à ambulância, movendo-se para a faixa da direita ou para o acostamento, se possível e seguro.
-
Evite frear bruscamente ou realizar movimentos repentinos que possam causar acidentes.
-
Respeite os sinais de trânsito, garantindo que a ambulância possa prosseguir com prioridade.
-
Nunca tente acompanhar a ambulância para "pegar carona".
-
A lei prioriza veículos de emergência no trânsito. Agir de forma consciente pode salvar vidas.
Fonte - Comunicação SAMU/FAHECE