Com o objetivo de divulgar, fortalecer e integrar a Política Nacional de Humanização aconteceu no dia 31 de julho de 2012 na cidade de Mafra-SC, o Encontro do Colegiado Estadual da Política de Humanização. Esses Encontros Itinerantes são iniciativa deste Colegiado por meio da Divisão de Humanização da Diretoria de Educação Permanente em Saude (DEPS). A fim de fortalecer a rede com os municípios, e também o papel do grupo de trabalho de humanização, ofertando apoio a essa rede de saúde.

Teve início às 10:30h com a chegada dos membros do colegiado na Maternidade Dona Catarina Kuss. Os mesmos foram recebidos por Fernanda Vandresen e Ana Endler, membros do GTH da MDCK. A visita técnica teve como objetivo conhecer a estrutura física e as experiências exitosas na maternidade. Iniciou pelos setores administrativos, onde também puderam conhecer o diretor e o gerente administrativo da instituição; seguindo pelo corredor principal chamado de “Páginas de um Milagre”, o mesmo é composto por diversos quadros brilhantemente pintados pela artista e também funcionária Celeani, estes foram inspirados em imagens de mães e seus bebês acompanhados de lindas flores; seguindo para o setor de Alojamento Conjunto, Internação e Pré-Parto; tiveram acesso também a porta de entrada da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal com mural de fotos dos bebês que estiveram internados, as mesmas são trazidas pelos familiares como forma de incentivo aos que acompanham internamento de seus bebês; finalizando com o setor de Banco de Leite Humano onde receberam orientações sobre o trabalho realizado na cidade e região.

Ao término da visita, o colegiado se reuniu no auditório da maternidade para reunião mensal. Tendo início com a Coordenadora Ledronete que agradeceu a presença de todos e parabenizou a instituição pelo trabalho realizado. Seguindo com pauta previamente planejada. Ao término da reunião, Fernanda presenteou os colegas com lembrança feita pelos membros do GTH.

No período vespertino, as atividades tiveram início às 13h no auditório da Universidade do Contestado, com os membros do colegiado e também com a participação dos profissionais da área hospitalar e saúde pública do Planalto Norte Catarinense. Estiveram presentes 114 profissionais dos municípios de: Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre, Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negro, Canoinhas, Três Barras, Irineópolis e Major Vieira.

Iniciando as atividades e proferindo a palestra: “REDE HUMANIZASUS a Consultora da Política Nacional de Humanização pelo Ministério da Saúde, Patrícia de Souza Campos Silva. Durante sua abordagem mostrou como navegar na página da Rede HumanizaSUS, e mostrou como as instituições podem se cadastrar e criar seu blog, obtendo a troca de experiências e a divulgação de seu trabalho  a nível nacional.

Seguindo com a Coordenadora da Política Estadual de Humanização Ledronete Silvestre, ministrando a palestra intitulada: O GRUPO DE TRABALHO DE HUMANIZAÇÃO COMO DISPOSITIVO DA HUMANIZAÇÃO”. Abordando o papel do Colegiado Gestor, o plano de Ação de 2012 e as ações concretizadas.

Também foi convidada a instituição hospitalar da cidade de Mafra para abordar as atividades desenvolvidas pelo grupo, sendo o Hospital São Vicente de Paulo representado pela Psicóloga Pollyana.

Na sequência o Psicólogo Sidnei da Costa Pereira ministrou a palestra ÉTICA E HUMANIZAÇÃO. Em sua fala buscou alertar a assistência nos momentos críticos, fazendo uma reflexão do papel do profissional, pois nem sempre a gestação tem seu seguimento “natural”, enfatizando os períodos de gestação e pós parto.

Em sua palestra, a Enfermeira Fernanda Vandresen mostrou as atividades na MDCK, algumas já praticadas antes mesmo da implantação do GTH, e enfatizou a importância da criação do grupo, pois assim as atividades podem também ser planejadas, organizadas e acompanhadas. Em sua fala buscou sensibilizar os presentes quanto ao papel de cada um, o comprometimento com o trabalho e a necessidade de estar sempre reavaliando o pensar e agir no ambiente e com os colegas. Incentivou a criação de grupos de trabalho de humanização nas instituições ali representadas, reforçando o compromisso de cada um em retornar e dividir as informações obtidas nesta tarde de atividades, visando o fortalecimento da REDE HUMANIZASUS na região. Segue algumas atividades desenvolvidas na maternidade:

• Atendimento obstétrico respeitando a fisiologia da mulher nos períodos de trabalho de parto, parto e puerpério;
  • Presença do acompanhante nos períodos de trabalho de parto, parto e puerpério;
  • Acompanhamento de doulas no trabalho de parto;
  • Atendimento humanizado na UTI Neonatal com métodos como: banho de balde, mãe canguru, redinha, hora do soninho, musicoterapia;
  • Incentivo aos pais na participação dos cuidados com o bebê;
  • Visita aberta na UTI Neonatal para os pais (podem entrar ver seu bebê 24h por dia)
  • Entre outras medidas adotadas visando melhoria do atendimento aos familiares;
  • Iniciativas visando à qualidade no ambiente de trabalho para os profissionais.

Para finalizar o evento e visando um momento de sensibilização quanto ao cuidar de si para poder cuidar bem do outro, o professor Daniel Petreça, profissional de educação física contagiou a todos com sua palestra musical : “ CUIDANDO DE QUEM CUIDA    “ A palestra abordou hábitos saudáveis de uma forma bem agradável e acompanhada com músicas e suas letras reflexivas.

O encerramento foi com um delicioso coffe break e entrega de certificados.

Pode-se dizer que este encontro proporcionou um momento para troca de experiências e vivências entre os profissionais da saúde do planalto norte catarinense.  Surpreendemos-nos positivamente com o número de participantes mostrando que os profissionais estão em busca de aperfeiçoamento na área. Alguns municípios tiveram participação bem expressiva, o que reflete o apoio dos gestores e preocupação com a melhoria da qualidade da assistência.