SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JAGUARUNA

No dia 02 de agosto de 2012 aconteceu no Clube 1º de Janeiro o I Encontro dos Trabalhadores do SUS do município de Jaguaruna com a temática Humanização/Reflexão para Ação. O encontro contou com a participação dos 126 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Jaguaruna, (enfermeiros, médicos, odontólogos, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitárias de saúde, serviços gerais, motoristas, agentes administrativos, agente da dengue, psicólogos, auxiliar de consultório odontológico e vigilante sanitário). O tema desta capacitação foi solicitado pelos trabalhadores do SUS no Colegiado de Gestão Municipal de Educação na Saúde – COGEMES, o qual é composto por representantes dos diversos setores da Secretaria de Saúde que se reúnem mensalmente. O COGEMES tem por objetivo a elaboração e a execução do Plano de Educação na Saúde, na lógica da Educação Permanente em Saúde, portanto o referido evento vem consolidar o compromisso do colegiado em proporcionar aos trabalhadores do SUS educação permanente visando assim humanização no atendimento prestado ao usuário do SUS. O evento contou com a participação dos profissionais da Secretaria do Estado de Saúde (SES) Diretoria de Educação Permanente em Saúde (DEPS), Divisão de Humanização Ledronete Silvestre e da divisão de Educação Permanente: Fernando Wendahausen e Mª de Fátima Rovaris. No primeiro momento da capacitação a Sra. Maria de Fátima trabalhou a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS de forma interativa a partir das experiências práticas em saúde. No segundo momento a Sra. Ledronete realizou uma reflexão – Humanização para ação com vistas à percepção das emoções de si mesmo. As expectativas dos trabalhadores frente a capacitação, com certeza foi alcançada visto que houve participação interativa, possibilitando a inovação e mudança das concepções e práticas de saúde bem como a democratização da gestão dos processos de trabalho.

Confira as fotos do Evento