SAÚDE DA CRIANÇA

De acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Crianças do ano de 2015 a infância corresponde ao período do nascimento até os nove anos de idade. É a fase onde ocorre as maiores e mais rápidas mudanças de todo o ciclo de vida, tanto do ponto de vista físico (crescimento) como psíquico e cognitivo (desenvolvimento), principalmente nos primeiros anos de vida. Esta característica faz da infância a fase da vida de maior risco para a saúde do indivíduo, sendo assim, é necessário alguns cuidados especiais.

A organização de ações e serviços para a criança e sua família, articulados com a rede de atenção à saúde, possibilita uma resposta mais adequada, completa e resolutiva a sua necessidade, garantindo a continuidade do cuidado integral e possibilitando o crescimento e o desenvolvimento adequado para uma vida adulta saudável.

A Área Técnica de Saúde da Criança é a responsável pela coordenação da implantação e implementação dessas ações no Estado de Santa Catarina, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

Principais Atribuições da Área Técnica

  • Incentivar, coordenar e dar subsídios à implantação/implementação de ações de saúde da criança no Estado de Santa Catarina;
  • Promover capacitações para profissionais de saúde, no nível regional e local;
  • Supervisionar o desenvolvimento das ações do setor, no nível regional e local;
  • Incentivar e coordenar pesquisas sobre a situação de saúde e a qualidade dos serviços;
  • Promover o trabalho intra/intersetorial na atenção à saúde da criança;
  • Elaborar e/ou divulgar normas e rotinas de atendimento na área de atuação;
  • Promover o compartilhamento de informações com as áreas afins.

O Programa Nacional de Triagem Neonatal tem como objetivo promover, implantar e implementar ações no âmbito do SUS, visando o acesso universal, integral e equânime, com foco na prevenção, intervenção precoce e acompanhamento dos casos diagnosticados. Teste do Pezinho: exame realizado a partir do sangue coletado do calcanhar do recém-nascido através de uma punção com lanceta estéril e descartável. O objetivo do exame é detectar, de maneira mais efetiva, doenças genéticas e metabólicas que podem desencadear a deficiência intelectual comprometendo a saúde da criança. Teste Mãe Catarinense: exame para a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a Doença Falciforme e a Talassemia Major, além do acesso ao tratamento dos casos identificados.

Contato
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Contato
Telefone: 48 3664-7272 | 3664-5759
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.