Para marcar a campanha do Outubro Rosa, o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) realiza um mutirão de cirurgias de reconstrução de mama em segundo tempo. A previsão é atender dez mulheres durante o mês de outubro, o que contempla o total em espera no momento por esse procedimento. O Serviço de Mastologia Cirúrgica da unidade, liderado pelo Dr. Carlos Gustavo Crippa, atenderá pacientes que já trataram cirurgicamente o câncer de mama.
“Esse mutirão vai atender pacientes que não passaram pela reconstrução na época da primeira cirurgia. É a continuidade do tratamento, além de recuperar a autoestima das pacientes”, afirma o diretor geral do CEPON, Marcelo Zanchet. Ele também destaca que os procedimentos não irão interferir na fila de outras cirurgias ou consultas de início de tratamento.
As cirurgias serão custeadas pelo contrato de gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a FAHECE, que administra o CEPON. Os extensores e próteses mamárias serão adquiridos com recursos doados pela ENGIE Brasil Energia (EBE) e pelo Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC).
“Arrecadamos doações entre colaboradores por meio de uma ação em parceria com o Instituto Ronald McDonald, no programa Parcerias do Bem. A ENGIE contribuiu com o mesmo valor, para dobrar a contribuição, porque acreditamos no poder da mobilização em prol de uma boa causa. Escolhemos o CEPON como instituição beneficiada por se tratar de um hospital público referência em atendimento de pacientes oncológicos que moram em Santa Catarina”, destaca a gerente de Responsabilidade Social da ENGIE Brasil Energia, Luciane Pedro.
Entre as mulheres, o câncer de mama é a neoplasia com maior incidência, cerca de 29% entre os tumores que atingem esse público. Em Santa Catarina, a estimativa é que surjam 3.370 novos casos de câncer de mama por ano de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). No CEPON, no primeiro semestre deste ano, foram realizadas mais de 170 cirurgias de mastologia.
O Outubro Rosa é celebrado anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.