A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), inauguram nesta sexta-feira, 30, às 9h30min, uma nova Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Videira. O investimento anual para colocar a estrutura em funcionamento será de mais de R$ 4 milhões, incluindo adequações do imóvel, insumos e custeio da equipe de profissionais. A nova base irá reforçar o atendimento na Macrorregião de Joaçaba, no Meio Oeste catarinense, que abrange 54 municípios.
Com a inauguração, o Meio Oeste passa a contar com quatro unidades – atualmente, há bases de suporte avançado em Joaçaba, Curitibanos e Caçador e devem ser acrescentadas outras duas, uma Brusque e mais uma em Joinville. Em Santa Catarina, Videira é a 24ª USA em operação. Além disso o Estado conta com 95 Unidades de Suporte Básico gerenciadas pelos municípios. O projeto faz parte do plano de ampliação do SAMU em Santa Catarina, que prevê novas inaugurações até o final do ano.
Em Videira, a nova unidade contará com equipe de 24 profissionais entre médicos, enfermeiros, socorristas e auxiliares de limpeza.
Santa Catarina é o único estado do Sul do país a englobar o atendimento de 100% da sua população. “A rede de atenção à saúde deve ser estrutura em diversos níveis, estamos dia a dia qualificando e investindo na estrutura do no nosso SAMU, não só no atendimento via terrestre mas também através do transporte aéreo. Nosso trabalho está focado na segurança em saúde de toda população catarinense. Essa é mais uma conquista a ser comemorada”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto.
“A instalação da 24ª unidade de suporte avançado do SAMU no Estado de Santa Catarina, é um grande salto no atendimento pré-hospitalar catarinense. Essa UTI móvel além de prestar o primeiro atendimento nos casos emergenciais de acidentes e clínicos também realizará transporte de pacientes graves entre as unidades hospitalares, transporte os pacientes para hospitais que tenham a capacidade de prestar o atendimento de alta complexidade que o paciente precisa. Isso traz mais segurança e melhora a qualidade de vida da população da região”, explica superintendente de Urgência e Emergência, Sandro Fonseca.
“Nossa missão é qualificar o serviço que prestamos em nossas unidades, levando esperança aos pacientes do SUS em Santa Catarina. O SAMU é uma operação de extrema importância, porque é o primeiro atendimento que o paciente recebe em casos de urgência e emergência e vai determinar, muitas vezes, a chance de salvar uma vida. A FAHECE tem grande orgulho de fazer a gestão deste serviço em nosso estado”, afirma o presidente da FAHECE, Michel Scaff.