A Saúde não consegue contato com 14.588 pessoas que estão na fila de cirurgia eletiva. O levantamento faz parte de uma depuração que está sendo feita das pessoas que aguardam por um procedimento cirúrgico desde 2017 até 2021. A SES já fez a depuração de 26.428 cadastrados, sendo 14,5 mil delas não tendo um número válido para contato. Outras 1.560 pessoas não têm interesse em fazer a cirurgia, enquanto 1.990 já realizaram. O relatório foi apresentado pela Central de Regulação da SES, responsável pelo trabalho de depuração.

No caso dos cidadãos que não estão sendo encontrados via telefone cadastrado, a SES tem encaminhado aos gestores municipais seus dados para que procedimentos de contato sejam refeitos telefonicamente e presencialmente. Esse fluxo foi pactuado pela Comissão Instergestores Bipartite (CIB). Segundo o regramento da deliberação, os municípios devem realizar cinco tentativas de contato, eles devem ser realizados primeiramente por telefone, caso não tenha sido possível, equipes de atenção primária também deverão realizar a busca ativa nos endereços de cadastro.

A SES vem aumentando o contrato de realização mensal de cirurgias com os hospitais do Estado, no mês de agosto, a pactuação chegou a 25 mil cirurgias ao mês, porém, a dificuldade em encontrar os pacientes é um fator que tem preocupado. “Desde julho temos equipes montadas nas macrorregiões do estado realizando esse trabalho de depuração da fila, os relatórios que nos tem sido apresentado nos preocupam, dos cerca de 26 mil pacientes procurados, mais de 14 mil não estão com o telefone atualizado. Nós solicitamos a todos os cidadãos que mantenham seus cadastrados atualizados”, explica o secretário de Estado da Saúde, Aldo Batista Neto.

“Há uma série de trâmites burocráticos que a Secretaria precisa aguardar para retirar essas pessoas da fila. Nosso esforço tem sido agilizar ao máximo o processo de identificação e atualização da situação desses pacientes”, frisa o secretário adjunto da pasta, Alexandre Fagundes.

Cirurgias eletivas

Em 2022, de janeiro até julho, Santa Catarina já superou o número de eletivas de 2021. Foram realizadas 100.648 cirurgias no primeiro semestre. Desde o início do ano, o Estado vem numa curva ascendente, saltando de 9.828 cirurgias em janeiro para 17.112 intervenções em julho. Esses números são preliminares e podem sofrer acréscimos.