A sexta-feira, 10, foi de boas notícias para Pomerode, conhecida como a cidade mais alemã do Brasil. Em visita ao município, o governador Carlos Moisés anunciou recursos para a pavimentação de diversas ruas e para o Hospital e Maternidade Rio do Testo. Os investimentos do Governo do Estado chegam a R$ 11,3 milhões. No ato, no Clube Pomerode, também foram assinadas as ordens de serviços para a implantação de duas praças de lazer e para a construção de ponte junto ao Centro Histórico.

O governador frisou o impacto positivo que o municipalismo, adotado desde o início da gestão, provoca no dia a dia dos catarinenses. Mais de R$ 3,5 bilhões já foram investidos nos municípios. Com o Plano 1000, o Estado vai investir R$ 7,3 bilhões em cinco anos em todas as regiões.

973

Fotos; Ricardo Wolffenbuttel/Secom

“Isso vem para consolidar o movimento do começo do mandato. Fizemos algumas escolhas, dentre elas que a máquina pública fosse mais leve e que sobrasse dinheiro para investir nos municípios. Isso já apresenta muitos resultados positivos. Aqui em Pomerode não poderia ser diferente. Os recursos de infraestrutura e de saúde disponibilizados vêm fazer com que o dinheiro chegue onde a vida acontece, que é nas cidades”, disse Carlos Moisés.

974

O prefeito Ércio Kriek destacou que é muito importante para os municípios a presença do governador. Lembrou que é segunda vez que Carlos Moisés vem a Pomerode neste ano e que estão sendo investidos na cidade R$ 18,5 milhões.

“Somos uma cidade turística e muito organizada e todos os recursos vêm nos ajudar, especialmente na infraestrutura e na saúde, grandes anseios da população. Um dos sentimentos mais belos é o da gratidão e este é o sentimento que temos. Nós, prefeitos, que estamos nos municípios, ao lado das pessoas, enfrentávamos muitas batalhas, sempre isolados. Hoje a realidade mudou com o apoio do Governo do Estado, que nos ajuda a fazer as coisas acontecerem.”

Mais mobilidade urbana

A maior parte dos recursos anunciados pelo governador nesta sexta-feira será destinada para pavimentações de vias do município. Serão contempladas as ruas dos Atiradores, nos trechos 01, 02 e 03, com investimentos de R$ 5,1 milhões; e Progresso, no bairro Testo Alto, nos trechos 01 e 02, com R$ 3,3 milhões. Todos serão por meio de Transferência Especial - recursos diretos às prefeituras, sem a necessidade de convênios. As obras fazem parte do Plano 1000, que prevê ao todo a destinação de R$ 34 milhões para Pomerode (R$ 1.000 por habitante).

975

Mais atendimento em saúde

Outro importante ato foi a assinatura de convênio de R$ 2,5 milhões para o Hospital e Maternidade Rio do Testo. Os recursos serão aplicados na construção de duas salas cirúrgicas. Também serão adquiridos um gasômetro e um ultrassom portátil, com o valor de R$ 286,7 mil.

O presidente da Associação Hospitalar e Educacional de Pomerode, mantenedora do Hospital e Maternidade Rio do Testo, Lotar Hansen, informou que a unidade está com 102 anos, e os investimentos vêm atender à comunidade de uma maneira mais eficiente. “Na maior parte do tempo estamos com as salas cirúrgicas ocupadas. São feitas em torno de 300 cirurgias mensais, com as melhorias passará para 400 inicialmente. A parceria e o apoio do Governo do Estado são fundamentais para que possamos oferecer o melhor serviço e evitar que as pessoas tenham que se deslocar longe de suas casas para procurar atendimento.”

976

Ordens de serviço

Com as ordens de serviços assinadas pelo governador e pelo prefeito, a construção da ponte coberta sobre o Rio do Testo irá começar. O investimento é de R$ 854,7 mil. Também serão iniciadas as obras de implantação de Praça de Lazer na rua Ribeirão Souto (R$ 287,7 mil) e na Rua Leopoldo Blaese (R$ 294,1 mil).

Presenças no evento

Participaram do evento os deputados estaduais Ricardo Alba, Vicente Caropreso, Marcos Vieira e Jerry Comper; o chefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli; o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Augusto Vieira; chefe de gabinete da Secretaria da Saúde, Vitor Luiz Soares Bartelega; o presidente da Fesporte, Kelvin Nunes; o vice-prefeito, Marcos Conrado Hass; o prefeito de Ascura e presidente da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve), Arão Josino da Silva; o prefeito de Timbó e presidente do Consórcio de Municípios do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), Jorge Augusto; além de outros prefeitos, vereadores, autoridades e comunidade.

977

.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom