icone facebookicone twittericone instagram

Com menos de dois meses de vida, Laura Hartmann Sartori havia feito três cirurgias, passado por acompanhamento intensivo e assustado a mãe Janice Salete Hartmann, de 33 anos, ambas moradoras do município São José do Cedro. Com quatro dias de vida, Laura foi levada ao Posto de Saúde para fazer o teste do pezinho, onde foi detectada a suspeita de fibrose cística. Cinco dias depois de seu nascimento, Laura fez sua primeira cirurgia no Hospital da Criança, em Chapecó, onde ficou 50 dias internada.


“Se eu não tivesse feito o teste do pezinho, que apontou a fibrose cística, e que foi confirmado pelo teste do suor, a Laurinha hoje estaria numa outra situação, com outra qualidade de vida. A fibrose cística não é uma doença fácil”, afirmou Janice Hartmann. Hoje com quase 4 anos de idade, a Laura faz acompanhamento a cada três meses no Hospital Infantil Joana de Gusmão que é referência para Triagem Neonatal do estado.967

O chamado teste do pezinho é um exame feito por meio da coleta de gotas de sangue dos pés de recém-nascidos e ajuda a identificar doenças como a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e, claro, a fibrose cística. Essas doenças não costumam apresentar sintomas no nascimento e, se não forem diagnosticadas prematuramente, podem causar sérios danos à saúde. A data ideal para a coleta é após 48 horas de vida e até o quinto dia de vida do recém-nascido.

É simples e gratuito, pode ser feito num posto de saúde e deve ocorrer entre os primeiros dias de vida, com garantia de tratamento e acompanhamento pelo SUS.

Só em 2021, Santa Catarina realizou cerca de 90 mil testes do pezinho nos serviços públicos de saúde. Esse exame importantíssimo é oferecido pelo SUS em mais de 1.200 Unidades de Saúde, nos 295 municípios. As famílias que tem papel fundamental no acompanhamento dos resultados, juntamente com a equipe de saúde, cerca de 7 dias úteis depois da coleta os resultados já estão disponíveis no site https://www.fepe.org.br/resultados-de-exames.

Nesta segunda-feira, dia 6 de junho, comemora-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Na Secretaria da Saúde, o Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) destaca a importância do Programa de Triagem Neonatal (PTN) para os recém-nascidos e também para os profissionais que realizam a coleta do teste nos postos de saúde em Santa Catarina.

Juliana Belke é técnica de enfermagem e tem 37 anos. Ela atua há 12 anos no município de Palhoça e é apaixonada pelo seu trabalho – o cuidado, em especial pelas crianças. “Durante toda minha trajetória já realizei muitos testes do pezinho. É muito satisfatório prestar cuidados à mãe no pré-natal durante toda a gestação e depois dar continuidade, dando assistência ao bebê já na primeira visita à unidade, através do teste do pezinho”, ressaltou Juliana. “Ela é uma triagem neonatal e é fundamental para o diagnóstico precoce de várias doenças. É imprescindível que seja feito da forma correta e por um profissional capacitado”, concluiu a técnica.

Esse momento é importante, onde as famílias vão para unidade de saúde e recebem o cuidado tanto com o bebê na consulta de puericultura e coleta do teste do pezinho, quanto com a mãe na consulta de orientações de cuidados com o bebê e incentivo ao aleitamento materno exclusivo. 

968

Mais informações para a imprensa:
Andrey Lehnemann
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99628-1141
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br