O Programa Estadual de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (VIGIDESASTRES) propõe o desenvolvimento de ações contínuas no âmbito da saúde pública, baseado em um modelo de atuação nas etapas de gerenciamento dos desastres e dos seus riscos, os quais possuam o potencial para configurar uma Emergência em Saúde Pública (ESP).

A dinâmica proposta pelo VIGIDESASTRES possui abrangência integral do desastre, desde a sua origem, envolvendo todo o sistema de saúde, consistindo em um processo colaborativo entre atores em nível intersetorial e, também, interinstitucional considerando ações de prevenção, mitigação e de recuperação dos eventos adversos.

Em Santa Catarina, o Programa está sediado na Diretoria de Vigilância Sanitária, na Gerência de Saúde Ambiental. Seguindo uma dinâmica de fortalecimento da rede, demandada pelo nível federal do VIGIDESASTRES, o estado de Santa Catarina reorganizou a equipe formadora do Programa e alinhou seus desígnios às novas demandas e evidências, atualizando e reforçando suas ações de forma atender às necessidades dos municípios nessa área de atuação.

Nesse sentido, cita-se o incremento da atuação coordenada do nível estadual (ponto focal estadual) em relação aos municípios (ponto focal municipal) no âmbito do SUS/SC, para proporcionar a devida resposta às ESP, desde a sua identificação, até a sua resolução.

Algumas das ações e dados sobre os desastres ocorridos nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021 estão disponíveis no Boletim. Esses dados foram obtidos por meio, principalmente, da atividade de monitoramento da equipe do VIGIDESASTRES Estadual, como forma de obter informações adicionais, sempre que necessário, a fim de minimizar a exposição da população e dos profissionais de saúde aos eventos adversos e agravos decorrentes destes dos danos à infraestrutura de saúde.

pdf Clique aqui para fazer o download do boletim.