A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) informa que continua encontrando dificuldades para restabelecer o pleno acesso ao banco de dados dos sistemas de informação do Ministério da Saúde (MS), que fazem parte da vigilância da Covid-19 e que sofreram um ataque hacker no último dia 10 de dezembro.

Até o momento já foi restabelecida a conexão com o sistema e-SUS Notifica, que registra os casos leves (Síndrome Gripal - SG) de Covid-19. Com isso, foram inseridos 1.120 casos da doença que estavam represados, o que fez com que o número de casos ativos passasse para 2.510.

As equipes do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e da SES estão trabalhando para restabelecer a conexão com a base de dados do SIVEP-Gripe, que registra os casos graves (Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG) hospitalizados e os óbitos por Covid-19. Com a conclusão desta etapa, será possível identificar o total de casos hospitalizados e óbitos que estavam represados. O não registro de óbitos no último final de semana pode ter sido creditado a falta de atualização dos sistemas, não refletindo a realidade.

Por fim, o último sistema a ser restabelecido será o do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), que contabiliza o número de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em todos os municípios, que ainda aguarda liberação de credenciais para acesso ao banco de dados federal. Ainda não há previsão de quando o acesso será restabelecido.

Com a conclusão dessas etapas, será possível atualizar os números da Covid-19 em todo o estado, bem como será possível produzir o mapa de risco regionalizado, que deixou de ser atualizado na última semana por conta de problemas no acesso ao banco de dados federal.