icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), de Florianópolis, retomou o programa “Cuidar de Quem Cuida”, lançado em 2011 com o objetivo de prestar uma atenção global à saúde dos funcionários da unidade. Descontinuado em abril desse ano, devido à pandemia do coronavírus, viu-se a necessidade de redirecionar o programa para dar assistência aos funcionários acometidos pela Covid-19, doença que afeta o comportamento e os pulmões em vários níveis podendo deixar sequelas físicas, respiratórias e até mesmo emocionais.

De acordo com a diretora geral do HGCR, Elisângela Scheidt Roncalio, no programa será implementado protocolos específicos de reabilitação física e pulmonar. “Serão trabalhados alguns eixos, entre eles Reiki, Meditação, Acupuntura e Auriculoterapia, Reabilitação física e pulmonar, e até mesmo a Terapia Comunitária Integrativa (TCI). Com isso, a ideia é explorar a ressignificação do trabalho desses profissionais e do cotidiano deles em tempos da Covid-19”, explica.

O programa de reabilitação será coordenado pelo serviço de fisioterapia do hospital. A proposta inicial é atender até cinco servidores por dia, podendo ser reavaliado diante da necessidade do número de pacientes. “O objetivo maior é avaliar os diversos impactos da doença no organismo dos pacientes servidores, bem como acompanhar e reabilitar os nossos servidores que ficaram com lesões e/ou sequelas”, destaca Elisângela.

Ainda segundo a direção do Celso Ramos, a atual gestão preocupa-se e coloca-se à disposição para auxiliar e ofertar uma melhor qualidade de vida e bem estar aos seus servidores que estão na linha de frente, e com isso poder mitigar um pouco os efeitos da pandemia causada pelo coronavírus.

Informações e agendamento de horários devem ser feitos com a equipe da Saúde Ocupacional, no ramal 7014.