icone facebookicone twittericone instagram

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária, elaboroui uma nota técnica visando trazer orientações à população no sentido de evitar aglomerações no dia 2 de novembro, dia de Finados.

A nota traz orientações para prevenção do contagio por COVID-19 no que tange, principalmente, ao acesso aos cemitérios e seus entornos e pontua também cuidados que devem ser tomadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Dentre as medidas gerais propostas estão a recomendação de que as visitas aos cemitérios sejam antecipadas, reforçando que o uso de máscara é obrigatório tanto para os visitantes quanto para os trabalhadores.

As limpezas e ou pinturas de túmulos e jazigos só poderão ser realizadas até o dia 30 de outubro sendo recomendado que os horários de funcionamento dos cemitérios sejam estendidos buscando evitar aglomerações.

A nota traz também informações sobre o funcionamento das barracas/tendas de venda de flores e alimentos. Estas deverão estar dispostas com distância 2 metros uma da outra e disponibilizar álcool em gel 70% ou preparações antissépticas de efeito similar.

Os cuidados se aplicam também com relação a proliferação do mosquito causar da dengue, o Aedes Aegypti. Dentre as orientações estão a busca pela utilização de flores artificiais, a retirada de invólucros, pratos, e quais objetos que possam acumular água.

A diretoria de Vigilância Sanitária reforça que os órgãos de fiscalização estarão atentos ao não cumprimento das medidas e adotaram as medidas cabíveis caso sejam verificadas aglomerações e descumprimento das normas de higiene.