Um sistema para reduzir o número de pacientes faltantes em consultas médicas agendadas pelo SUS. Essa foi a solução vencedora da edição 2019 do Hackathon #Desenvolve SC. A ferramenta faz o cruzamento de informações em diferentes bancos de dados para traçar um perfil dos usuários que faltam às consultas da rede pública e poderá ser adotada pelo Governo de Santa Catarina. Na área de educação, a solução criada ficou em segundo na maratona de desenvolvimento tecnológico e também pode ser usada pelo Estado.

WhatsApp Image 2019-10-21 at 09.08.30.jpeg

Foto: Divulgação

O secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca, explica que o Hackathon #Desensolve SC, que ocorreu neste fim de semana no Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), em Florianópolis, é uma oportunidade importante para melhorar os serviços prestados aos cidadãos. “Agora, passamos a estreitar a parceria entre os idealizadores das soluções tecnológicas vencedoras e a equipe do Ciasc, que fará a adaptação dos sistemas para a realidade do estado e indicará se as soluções são eficazes ou precisam ser reajustadas”, explicou.

A equipe que ficou em terceiro lugar também desenvolveu uma ferramenta para reduzir a falta em consultas médicas da rede pública. Em Santa Catarina, o absenteísmo representou cerca de 30% dos agendamentos pelo SUS em 2018, o que representa mais de 40 mil pacientes faltantes. “Se os gestores da Saúde pudessem antever as faltas, seria possível reordenar os atendimentos, diminuindo o tempo de espera de outros usuários e evitar a ociosidade de profissionais. O Estado e o cidadão seriam beneficiados”, disse o secretário de Saúde Helton de Souza Zeferino.

Jogo interativo para ajudar estudantes e gestores na área de educação

Além dessas ferramentas para a área da saúde, outra solução tecnológica para resolver desafios na educação também será analisada para ser implementada no estado. Segundo lugar na maratona tecnológica, a solução trata da orientação dos estudantes para escolha do currículo do Ensino Médio. A equipe apresentou um jogo interativo que estimula o aluno a definir as disciplinas que irão compor o currículo escolar, de acordo com um questionário que aponta as preferências pessoais e o rendimento escolar.
Evento também incentiva desenvolvimento de empresas de tecnologia

O Hackathon #Desenvolve SC começou na sexta-feira, 18, e finalizou neste domingo, 20, com a premiação das equipes vencedoras. Promovido pela secretaria de Estado da Administração em conjunto com o Ciasc, secretarias da Saúde e Educação, Fapesc, Via UFSC e outras instituições apoiadoras, o evento reuniu mais de 200 pessoas.

“A ideia de premiar as melhores soluções, apresentadas em formas de produtos, é uma forma de incentivar a participação no evento e de fomentar o desenvolvimento de startups e empresas de tecnologia no estado” disse o presidente do Ciasc, Sergio André Maliceski, durante a cerimônia de premiação das três equipes vencedoras. Elas receberam premiações em dinheiro, sendo R$ 7 mil para o primeiro lugar, R$ 4,5 mil para o segundo, e R$ 2,5 mil para o terceiro colocado. Além disso, os três primeiros colocados ganharam serviços e espaços de armazenamento de dados.

“É um privilégio ter vindo participar desse desafio e perceber como Santa Catarina é um estado inovador”, disse Gustavo Rocha Pereira de Souza, que veio do Espírito Santo e atuou como programador da equipe vencedora.

Correção: A equipe que ficou em terceiro lugar no Hackathon #Desenvolve SC 2019 também desenvolveu uma solução para reduzir a falta em consultas médicas. O texto havia informado equivocadamente que se tratava de um sistema para otimizar rotas do transporte escolar. A notícia foi corrigida às 11h35 de 22 de outubro de 2019.