Blumenau, 25 de Julho de 2017

Nos dias 02 e 03 de Agosto, será realizado na ADR de Blumenau, o 5º Evento Macrorregional de Regulação para gestores, prestadores de serviço e técnicos envolvidos no processo regulatório da Macrorregião do Vale do Itajaí.Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentarão as ações estruturantes da Política Estadual de Regulação que visam à efetivação da Lei Estadual nº 17.066, de 11 de Janeiro de 2017, que dispõe sobre a publicação das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) na Internet.

A superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Karin Cristine Geller, comenta que os técnicos da SES, com o apoio do Cosems e a participação efetiva do Ministério Público, vêm capacitando e elucidando dúvidas, visando garantir a transparência das ações regulatórias para a sociedade.
A diretora de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS, Claudia Ribeiro de Araujo Gonsalves,  diz que já foram capacitadas as Macrorregiões da Foz do Rio Itajaí (31/05 e 01/06), Sul (20 e 21/06), Meio Oeste (03 e 04/07) e Grande Oeste (18 e 19/07). Ainda no mês de Agosto também será capacitada a Serra (22 e 23) e no mês de Setembro, a Grande Florianópolis (05 e 06) e Norte e Nordeste (19 e 20).

Decka Cortese, gerente dos Complexos Reguladores da SES, diz que a programação do Evento inclui além da exposição acerca da publicação das filas de espera, debates e treinamentos do sistema SISREG, nos módulos ambulatorial e hospitalar.

O gerente da Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares da SES, Arion Bet Godoi, explica que será exposta também uma nova dinâmica na regulação das internações hospitalares, com a utilização do sistema SISREG, no módulo hospitalar, para a gestão das filas de Cirurgias Eletivas.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, estas ações produzirão além da transparência das filas do SUS, maior capacidade regulatória e fiscalizatória, a otimização dos recursos, o fortalecimento do processo de regionalização e reafirmarão o compromisso de todas as esferas com as diretrizes e os princípios do SUS.