icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 18 de Julho de 2017

Nesta terça-feira, 18, o secretário Vicente Caropreso realizou uma visita técnica ao Hospital Governador Celso Ramos (HGCR)quando reuniu se com a equipe de Neurocirurgia. Na ocasião foram apresentadas as ações desse serviço. O hospital, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é também o que mais realiza cirurgias em pacientes com Parkinson no país.

Referência estadual em Neurocirurgia, o Hospital Celso Ramos realiza mensalmente 40 procedimentos de alta complexidade. A unidade possui o Centro de Alta Complexidade que trata doenças neurológicas como Parkinson, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Aneurismas e Tumores.

O chefe do serviço de Neurocirurgia do HGCR, Athos Athayde, destaca que o Celso Ramos foi o primeiro do Sistema Único de Saúde (SUS) a ter o equipamento Navegador, um tipo de GPS (Sistema de Posicionamento Global) usado na área afetada, o que possibilita uma melhor visão e garante um dimensionamento detalhado da região a ser operada. “A vantagem do aparelho é proporcionar uma maior precisão cirúrgica”, explica o médico, destacando ainda que a primeira cirurgia navegada do Brasil foi feita no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis.

O secretário Vicente Caropreso também visitou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, que na próxima semana receberá oito novos médicos intensivistas contratados por meio de processo seletivo da SES. No mês de Setembro, 70 novos colaboradores entre enfermeiros e técnicos de enfermagem integrarão a equipe de profissionais do Celso Ramos.

Também participaram do encontro o superintendente dos Hospitais Públicos, Marcelo Lemos Reis, a diretora do HGCR, Eliane Rangel, e os neurocirurgiões Jorge Moritz, Charles Kondageski, Guilherme Froehner, Antônio Mussi e Daniel de Santos.