Santa Catarina celebra os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) com uma história marcada por avanços significativos na área da saúde pública. Desde a sua implantação, em 1988, o SUS tem desempenhado um papel fundamental na promoção, prevenção e assistência à saúde da população catarinense.

Nestas três décadas e meia, o SUS tem se consolidado como um sistema que busca a equidade e o acesso universal aos serviços de saúde. Em Santa Catarina, não tem sido diferente. O estado tem trabalhado incansavelmente para garantir que todos os cidadãos tenham direito a um atendimento integral e de qualidade.

A atenção à saúde, através do SUS, está presente em todo o território catarinense, desde a Atenção Primária até a Média e Alta Complexidade. É a partir dele que temos acesso desde as vacinas, consultas além de cirurgias complexas e atendimentos continuados.

86

Além de desempenhar seu papel na atenção básica, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) possui sob sua gestão, através do SUS, 13 hospitais próprios, nas diversas regiões do Estado, capilarizando o atendimento. Sendo eles:
Hospital Dr. Waldomiro Colautti - Ibirama
Hospital Geral Maternidade Tereza Ramos - Lages
Hospital Governador Celso Ramos - Florianópolis
Hospital Infantil Joana de Gusmão - Florianópolis
Hospital Nereu Ramos - Florianópolis
Hospital Regional Hans Dieter Schmidt - Joinville
Hospital Regional de São José Dr. Homero Miranda Gomes - São José
Hospital Santa Teresa - São Pedro de Alcântara
Instituto de Cardiologia - São José
Instituto Psiquiatria IPQ - São José
Maternidade Carmela Dutra - Florianópolis
Maternidade Dª. Catarina Kuss - Mafra
Maternidade Darcy Vargas - Joinville

Conta ainda com serviços contratualizados com 123 hospitais, mantendo leitos e serviços através do SUS.

Além disso, Santa Catarina tem investido em programas de saúde que têm obtido resultados expressivos. Ações de combate e prevenção a doenças como dengue, febre amarela, tuberculose e HIV/AIDS têm contribuído para a melhoria dos indicadores de saúde e para a promoção de uma população mais saudável.

O estado também se destaca pela excelência dos serviços de saúde oferecidos. Contamos com hospitais de referência, equipados com tecnologia de ponta e equipes médicas altamente qualificadas, capazes de atender às demandas mais complexas da população. O investimento em capacitação profissional tem sido uma prioridade, visando sempre oferecer um atendimento de qualidade e humanizado.

O SUS em Santa Catarina tem sido um instrumento essencial na garantia do direito à saúde para todos os cidadãos. Com determinação e compromisso, seguimos avançando na busca por uma sociedade mais saudável e igualitária. Parabéns aos 35 anos do SUS e a todos que contribuem para o seu fortalecimento em nosso estado.