icone facebookicone twittericone instagram

A Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto reuniu-se na manhã desta quarta-feira (17), em Brasília, com os representantes do Fórum Parlamentar Catarinense para apresentar os dados do cofinanciamento da saúde em Santa Catarina e da recomposição do teto financeiro do estado hoje com um déficit no valor total de R$550 milhões. 

Imagem do WhatsApp de 2023-05-17 à(s) 14.01.37.jpg

São recursos de produção de serviços que já são realizados no estado, tanto pelos Hospitais próprios da SES como de unidades contratualizadas. Estes serviços, apesar de estarem em funiconamento ainda não possuem habilitação pelo Ministério da Saúde, desta forma, são mantidos apenas por recursos próprios do município e estado. Entre eles estão leitos de UTI e procedimentos oncológicos. 

 “Mostramos ao Fórum Parlamentar que se esses serviços forem habilitados e os recursos forem liberados poderão ser aplicados em procedimentos como exames, consultas especializadas e cirurgias eletivas, garantindo assim mais atendimento à população de Santa Catarina”, destacou a secretária Carmen Zanotto.


Todo esse estudo detalhado já foi entregue pela Secretária Carmen ao Secretário de Atenção Especializada (SAES) do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda. “Solicitamos a recomposição do teto catarinense, são mais de R$ 45 milhões mensais que estão sendo bancados pelos Fundos Municipais e Estadual da Saúde”.

O evento foi organizado pelo Fórum Parlamentar Catarinense, Secretaria da Saúde e Secretaria de Articulação Nacional.