A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, participou da assinatura do contrato que vai viabilizar as futuras instalações do “Hospital Dia de Florianópolis", no antigo Aeroporto da capital.

Imagem do WhatsApp de 2023-05-16 à(s) 16.36.58.jpg

Durante sua fala a gestora destacou a importância do Hospital para realizar o atendimento dos pacientes de Florianópolis na média complexidade. “Com isso vamos desafogar as unidades hospitalares do Estado, porque parte dos procedimentos cirúrgicos ambulatoriais que hoje são feitos nos nossos hospitais, poderão ser realizados no Hospital Dia. Desta forma poderemos destinar as vagas que são ocupadas para estes procedimentos para os procedimentos mais complexos, que exijam internamento hospitalar e UTIs qualificadas”, afirma Carmen Zanotto.

A Secretária também aproveitou a oportunidade e fez uma solicitação para a Secretária Municipal de Saúde, Cristina Pauluci, que na nova instituição também sejam realizados serviços de hemodiálise. A Grande Florianópolis é a única região que possui fila de espera para hemodiálise, atualmente 341 renais crônicos realizam o procedimento nos hospitais estaduais da capital.

Imagem do WhatsApp de 2023-05-16 à(s) 17.34.55.jpg

O espaço que tem previsão de conclusão para novembro possuirá estrutura de centro cirúrgico e leitos de curta permanência, e terá como objetivo a ampliação da capacidade municipal de oferta de serviços diagnósticos complexos e realizar cirurgias eletivas ambulatoriais.

Além do Hospital Dia, o complexo também vai receber o primeiro Centro de Atenção Psicossocial 24 horas. De acordo com a Secretária de Saúde de Florianópolis, Cristina Pauluci, haverá estrutura para internações para pacientes com transtorno mental. “Há um crescimento muito grande de pacientes com transtornos mentais, ainda mais depois da pandemia por COVID. Atualmente, não temos nenhum local para internação na cidade. Estamos preparando melhor Florianópolis para atender às novas demandas”, disse.