Neste sábado, 13, a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, esteve em Blumenau para discutir as demandas da saúde dos municípios da região do Médio Vale do Itajaí.

Em uma reunião com a participação do prefeito e vice de Blumenau, Mário Hildebrandt e Maria Regina Soar, além de secretários municipais de saúde e diretores de consórcios, foi entregue um documento com as principais demandas da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE).

3469182.jpg

"Estamos aqui para ouvir e compartilhar informações. Precisamos alinhar ações e buscar recursos para os atendimentos. Cada habilitação pendente na região é uma oportunidade para buscar o pagamento desses serviços. São recursos valiosos que não podemos deixar de solicitar ao Ministério da Saúde", afirmou Carmen Zanotto.

No Hospital Misericórdia, a secretária conheceu a estrutura. Atualmente, duas salas cirúrgicas estão em funcionamento e uma nova sala está sendo preparada para ampliar o atendimento. A unidade atende nas áreas de cirurgia plástica e estética, cirurgia geral, ortopedia, urologia, oftalmologia, cirurgia de varizes, otorrinolaringologia, proctologia e ginecologia.

IMG_20230513_101112659_HDR~2.jpg

No Hospital Santo Antônio (HSA), referência em atendimento pediátrico SUS na região, Carmen visitou as obras da oncologia pediátrica, que estão em fase de finalização. A unidade também está ampliando de cinco para sete o número de salas cirúrgicas, possibilitando um aumento no número de cirurgias eletivas.

Atualmente, 92% dos atendimentos são realizados através do Sistema Único de Saúde. "Estamos prontos para apoiar o Estado nas demandas de atendimento. Já ampliamos a realização das cirurgias oncológicas e, com as novas salas cirúrgicas, estamos preparados para fazer ainda mais", afirmou Rafael Branco Bertuol, gerente geral do HSA.

IMG_20230513_150427731_HDR (1).jpg

A agenda encerrou no Hospital Isabel. Referência Estadual em transplantes, atende também 44 especialidades médicas.

IMG_20230513_152712122_HDR.jpg

As visitas foram acompanhadas pelo gerente regional de saúde, Douglas Rafael, e pela vice-prefeita de Blumenau. Maria Regina destacou a importância da integração entre os entes. "Entendemos que essa aproximação do Estado com o município e os hospitais é imprescindível para uma saúde pública melhor e mais eficiente", afirmou.