icone facebookicone twittericone instagram

O Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) é o único do SUS no Estado especializado no tratamento de crianças gastrostomizadas, ou seja, que passaram por endoscopia para colocação de um pequeno tubo flexível, conhecido como sonda, que permite a alimentação nos casos em que a via oral não pode ser utilizada. Atualmente o serviço atende em torno de 240 pacientes, que trocam as sondas tipo botton com intervalo médio de seis meses.

HIJG gastrostomia 02.jpg

O HIJG conta com ambulatórios específicos para consultas clínicas de avaliação à indicação do uso de sonda, bem como avaliação pré e pós gastrostomia endoscópica, que contempla acompanhamento nutricional, diagnóstico de doenças gastrointestinais associadas, cuidados relacionados à ostomia e trocas de sonda tipo botton.


A equipe responsável pelo atendimento aos gastrostomizados é composta pelas gastroenterologistas e endoscopistas pediátricas Dra. Ana Carolina C. Marcon e Dra. Camila Witeck.


Conforme a médica Ana Carolina, a colocação de uma gastrostomia normalmente é indicada a crianças portadoras de encefalopatias, neoplasias, estenoses esofágicas, desnutrição e com comorbidades clínicas relacionadas a disfagia grave. “Alguns destes casos podem ter indicação do uso temporário, em que a criança se beneficiará da gastrostomia até que consiga se alimentar, ou, de forma permanente, quando a criança utilizará a sonda por toda a vida”, explica a médica, dizendo que as sondas tipo botton permitem uma melhora significativa da qualidade de vida dos pacientes. “O treinamento para o cuidador é rápido e de baixo custo”, complementa.