A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenação Estadual da Triagem Neonatal e a Diretoria de Atenção Primária à Saúde - (DAPS/SPS/SES) está promovendo o curso de Qualificação de Multiplicadores da Triagem Neonatal de Santa Catarina etapa II Chapecó. São 120 vagas e as inscrições podem ser realizadas até 27 de março, nas gerências regionais de Saúde da Atenção Primária de Concórdia, Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê.

O público-alvo são profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na coleta do teste do pezinho nas maternidades, unidades básicas de saúde e laboratórios municipais. O conteúdo será ministrado por profissionais do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Laboratório da Fundação Ecumênica de Amparo ao Profissional - FEPE e Coordenação Estadual da Triagem Neonatal.

O objetivo deste treinamento é regionalizar as estratégias de qualificação profissional e assim contribuir para o fortalecimento do programa visando potencializar o desempenho dos municípios das regiões de saúde de Xanxerê, Oeste, Extremo Oeste, o Distrito Sanitário Especial Indígena - Interior Sul, do Polo Base Chapecó e Alto Uruguai Catarinense.

Em 2022, o Programa Nacional de Triagem Neonatal Biológica realizou 88.707 testes do pezinho em recém nascidos. A recomendação é que a coleta do exame deva ser realizada a partir das 48 horas e até o 5° dia de vida. Este exame é fundamental para identificação de marcadores de doenças que ainda não apresentaram sintomas, são elas: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.