Diagnosticada com deficiência mental severa e autismo, Bruna, com 23 anos, reclamava de muitas dores nos dentes. Seu irmão, Marcelo Pereira, morador do bairro Iririú, em Joinville, recorda que ao levá-la ao posto de saúde recebeu o diagnóstico de gengivite e foi informado de que o procedimento só poderia ser efetivado numa unidade hospitalar, pois havia a necessidade de sedação. Em 10 de fevereiro de 2023, o tratamento foi realizado pelo SUS no Hospital Bethesda, em Joinville. “Ela recebeu a sedação e dormiu. Hoje ela não sente mais dores na gengiva e pode comer de tudo. Dá para perceber que ela sorri mais e fica mais alegre”, comemora o irmão.

Marcelo e Bruna 1
Resgatar um sorriso saudável para toda a população e por fim ao desconforto causado pela dor é o que se propõe o Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado nesta segunda-feira, 20 de março. A campanha organizada pela Federação Dentária Internacional (FDI) busca aumentar a conscientização e incentivar compromissos e ações para promover a boa saúde bucal. O tema abordado em 2023 é “Tenha orgulho de sua boca: valorize e cuide da saúde oral!”

Ao encontro dessa proposta, o Estado de Santa Catarina tem investido para que seja melhorado o acesso de toda a população aos tratamentos odontológicos, incluídas as Pessoas com Deficiência (PcDs)

Desta forma, em 2021, visando atender a uma demanda reprimida, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) passou a ofertar atendimento odontológico hospitalar para pacientes PcDs. Bruna foi uma das acolhidas nesta nova política que tem favorecido centenas de pessoas em todo o estado.

Ainda em 2021 foram realizados 325 atendimentos a PcDs na rede de hospitais contratualizados com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os números foram ainda mais expressivos em 2022. Ano passado, 1.062 PcDs se submeteram a tratamentos odontológicos nos hospitais vinculados à SES. Ao todo 1.387 pacientes com necessidades especiais já foram beneficiados.

A cirurgiã dentista e responsável técnica da saúde bucal da SES, Cheila Furrati, informa que o atendimento multiprofissional aos PcDs ofertado nas unidades hospitalares é fundamental para o sucesso do tratamento. Cheila esclarece que outro fator importante para a manutenção da saúde bucal dos indivíduos portadores de necessidades especiais é capacitar os pais, responsáveis e cuidadores para um controle e continuidade da higiene desses pacientes, assim como treiná-los para realizarem a prevenção.

O acesso ao tratamento na rede hospitalar do indivíduo PcD passa obrigatoriamente pela atenção básica. Sendo assim, todos os pacientes odontológicos PcDs são encaminhados pelas equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária e pelos Centros de Especialidades Odontológicas dos municípios.

A oferta desses atendimentos veio da iniciativa de inserir a rede de Atenção Odontológica Hospitalar para PcDs à Política Hospitalar Catarinense (deliberação CIB nº 231/2021). Desde então, a partir da adesão, cada hospital passou a receber o valor mensal para complementar o custeio da contratação de cirurgiões-dentistas responsáveis em atender a estes pacientes.

Dados

Conforme dados da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), Santa Catarina dispõe atualmente de 1.426 equipes de saúde bucal implantadas nas unidades do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) distribuídas pelo Estado.

Na atenção especializada o estado possui 49 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), sendo 33 aderidos à Rede de Cuidado da Pessoa com Deficiência (RCPD) e 192 Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD).

Previna-se

A saúde bucal é necessária para prevenir infecções e o agravo de algumas doenças, como doenças autoimunes, diabetes e anemia, que podem piorar com a má higiene.

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas na boca e nos dentes. É importante ressaltar que as doenças bucais têm relação direta com o fumo, com o consumo de álcool e com a má alimentação.

Confira as dicas para garantir uma boa Saúde Bucal:

– escolher a escova correta;

– escovar os dentes e usar o fio dental após cada refeição;

– escovar os dentes antes de dormir;

– trocar a escova de dentes a cada três meses;

– eliminar a placa bacteriana por meio de escovação adequada e do uso do fio dental;

– limpar a língua, utilizando um raspador, a fim de retirar a saburra lingual;

– ter uma alimentação saudável, com uso racional do açúcar, evitando o consumo excessivo de doces;

– utilizar adequadamente o flúor, com cremes dentais fluorados;

– evitar o uso de próteses mal ajustadas;

– evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;

– ir ao dentista regularmente.

Fonte: Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde

Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Secretaria de Estado da Saúde