A primeira reunião do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) de 2023 teve a presença do Superintendente dos Hospitais Públicos de Santa Catarina, Roberto Henrique Benedetti, e do deputado estadual médico, Vicente Caropreso, que juntamente com as lideranças médicas debateram assuntos relacionados à Saúde. O encontro foi realizado na terça-feira (28/02), na sede da Associação Catarinense de Medicina (ACM).

1906

O primeiro ponto de pauta tratado foi sobre a necessidade de realização de concurso público para suprir as contratações temporárias que não geram vínculo dos médicos com as unidades de saúde e deixam os hospitais desassistidos. “Temos a preocupação em resolver esta situação e o formato de contratação tem sido pauta da Secretaria”, informou Roberto Benedetti. Segundo o coordenador do COSEMESC e presidente do Sindicato dos Médicos (SIMESC), Cyro Soncini, pelo que se pode perceber, há o reconhecimento deste grave problema e médicos aguardam que a SES apresente com maior brevidade possível uma solução para esta grave questão.

Sobre os ajustes no Decreto nº 1.752/2022 que tratam sobre a Remuneração por Produtividade Médica (RPM) que foram concluídos pelo governo anterior e entregues à nova gestão estadual para os devidos encaminhamentos, o Superintendente informou que estão sendo analisados com cautela. “Estamos estudando uma maneira de tornar o serviço mais eficiente e remunerar melhor os profissionais e tão logo haja novidades conversaremos com as Entidades Médicas”

Embora os leitos de UTIs neonatais e pediátricos tenham crescido no Estado, no último semestre de 2022, a importância de se abrirem mais leitos também foi uma reivindicação apresentada pelos dirigentes do COSEMESC. Roberto Benedetti afirmou que o atendimento neonatal historicamente apresenta falta de profissionais e estrutura e que o assunto está sendo encaminhado. Ele também destacou o compromisso de concluir projetos de regularização dos hospitais e UTIs junto aos Bombeiros, além do certificado de regularidade perante o CRM, bem como o reequipamento das unidades próprias, na medida em que decorrer a gestão.

Sobre o sistema de informática, o Superintendente compartilhou “vamos lançar processo de licitação para um sistema que integre as informações entre hospitais, situação que hoje não ocorre, que poderá contribuir para maior agilidade e eficiência do serviço, evitando inclusive gastos desnecessários”

Roberto Benedetti também reforçou a meta do governo em zerar a fila de cirurgias por meio de mutirões e se colocou à disposição do COSEMESC. “Tanto as Entidades Médicas como o Governo tem interesse em melhorar a Saúde de Santa Catarina e certamente juntos poderemos ter melhores resultados”

Para Cyro Soncini, a abertura do diálogo é um ponto muito positivo. “Temos um governo que recém assumiu, e em dois meses já nos reunimos com a secretária de Estado da Saúde e com o Superintende dos Hospitais, o que mostra boa vontade em ouvir e discutir com os médicos”.

Os presidentes Ademar José de Oliveira Paes Junior (ACM), Eduardo Porto Ribeiro (CRM), Luiz Alberto Silveira (Acamesc), e os médicos presentes Vânio Lisboa (SIMESC) e Juliano Pereima (CRM) avaliaram que a reunião foi boa e reafirmaram que as Entidades Médicas podem e estão à disposição para ajudar.