icone facebookicone twittericone instagram

A Secretaria de Estado da Saúde lamenta o falecimento da senhora Maria Gertrudes da Luz Gomes, 89 anos, presidente e fundadora da Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (Avos) do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG). O velório começa às 13h deste domingo, 15, no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, com sepultamento às 17h30.

Maria Gertrudes da Luz Gomes credito Alessandro Darabas 800x610 1Foto: Alessandro Darabas/ Divulgação

“Lamento profundamente o falecimento da Dª Maria Gertrudes que praticamente dedicou a sua vida aos trabalhos da Avos e esse trabalho é fundamental para as ações de atenção à saúde dentro do Hospital Infantil Joana de Gusmão. A Avos faz parte da história dos trabalhos do HIJG. Foi uma mulher determinada que não media esforços para atingir o objetivo de sempre melhorar a assistência e de cuidar da casa que acolhe as nossas crianças, muitas vezes do estado todo, para o tratamento do câncer”, declarou a secretária Carmen Zanotto


Florianopolitana nascida no Bairro José Mendes, a Vovó Gertrudes, como é conhecida, começou o serviço voluntário ainda no antigo Hospital Infantil Edith Gama Ramos, no Centro de Florianópolis, com um grupo de amigas. Fundou a Avos em 1975 e transformou a associação em umas das principais instituições do país no atendimento à criança enferma, hoje braço direito do HIJG.

Mesmo com o avançar da idade, acompanhava de perto a administração da associação, que fica anexa ao Hospital. Sempre atenta, Dona Maria Gertrudes tinha o respeito e a admiração de todos. Ela sempre cuidava para que houvesse harmonia entre os cerca de 90 voluntários e 30 funcionários da Avos, e na Casa de Apoio Vovó Gertrudes, construída para abrigar as crianças e adolescentes com câncer e suas famílias, que viajam para tratamento no HIJG.

Ao longo destes 47 anos de Avos Dona Maria Gertrudes cultivou muitos afetos por onde passou. Ela deixa quatro netos, seis bisnetos e muitos filhos de coração, como os pacientes atendidos por meio do voluntariado e os funcionários da instituição. A família HIJG também presta suas condolências aos familiares e amigos.

Além da humanização, a Avos também presta assistência social a todos os pacientes e atua na captação de recursos para os projetos que viabilizam a melhoria no tratamento das crianças atendidas no HIJG.

Todos os recursos captados pela associação são auditados por empresas independentes e aplicados através de projetos na saúde das crianças catarinenses.

O Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, é referência nos atendimentos de média e alta complexidade, recebendo pacientes de todo o Estado de Santa Catarina.