A Secretaria de Saúde (SES) se reuniu na FAPESC com diversas entidades e instituições para refletir sobre uma aliança estratégica de inovação na saúde. Mapear desafios e oferecer soluções será o cerne do grupo.

"Queremos uma saúde 4.0, que proponha, que caracterize, estruture e concretize. Essa gestão, esse governo, está nesse processo de maturação. Oferecer uma interoperabilidade entre várias frentes, vários atores. Quais assuntos e quais abordagens", destacou Bianca Vieira, a Diretora de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica da SES.

A ideia do encontro é uma aliança – pensar junto com SENAI, MPSC, SDE, SEA, UFSC, FAPESC e entidades empresariais para acelerar e investir na Saúde do Estado. Criar focos de inovação e prevenção. Dar um salto maior. Dentre as possibilidades, aborda-se Inteligência artificial, sistemas integradores em nuvens e outras ferramentas.

"As soluções que temos no mercado na maioria das vezes abordam partes de um problema, não o todo. Queremos fugir disso e aplicar algo cooperativo. Ir além. Não apenas fazer licitação de produtos de prateleira, mas algo maior, que seja referência e que se implante aqui na nossa terra. Essas conversas chamam os atores que precisam estar conosco na jornada e cria um ambiente para implantações", resume Bianca.

Durante os últimos meses, a Diretoria de Tecnologia já reduziu burocracia e conectou sistemas, diminuindo de mais de 90 softwares diferentes para cerca de 50. A Diretora indicou em sua fala que esse é o caminho que a Saúde e o Governo de Santa Catarina ambiciona: digitalização e celeridade.

Novos encontros e reuniões entre as entidades devem acontecer nas próximas semanas. A reunião desta quinta foi o primeiro passo.

Mais informações para a imprensa:
Andrey Lehnemann
Secretaria de Estado da Saúde - SES