icone facebookicone twittericone instagram

Uma frase cheia de significados e que carrega todo um trabalho e a expectativa de dias melhores. Com o slogan “Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”, a Maternidade Dona Catarina Kuss (MDCK), de Mafra, venceu o concurso mundial da Rede Global de Bancos de Leite (RBLH). Agora, o slogan será utilizado em campanhas de mobilização social para doação de leite humano em 2021.

O concurso reuniu 47 países, com 298 slogans inscritos e 3.394 votos dados. A frase precisava ser original, ter boa aplicabilidade e estar relacionado ao tema “Doação de Leite Humano: Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19. O que podemos fazer a mais?”.

Segundo a enfermeira Fernanda Vandresen, do setor de Controle de Infecção, Segurança do Paciente e Qualidade da MDCK, foi necessário o envolvimento dos membros da equipe que atuam direta e indiretamente no Banco de Leite Humano (BLH) da unidade com sugestões de frases para inscrever na campanha. “Participar do concurso foi mais uma motivação para a equipe, que divulgou para familiares e amigos além da frase e pedido de votos, os fazendo pensar sobre a doação de leite e a preocupação com o outro. Pois a doação de leite é um gesto de amor, é doar-se”, afirma.


Em 2020, 226 bebês da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários Convencional foram beneficiados com a doação de 575 litros de leite pasteurizados do Banco de Leite.


Em funcionando desde 1987, o BLH “Alimente uma vida” recolhe doações da cidade de Mafra e municípios do entorno. Após o processo de pasteurização, parte do leite retorna ao local de doação para responder as demandas de cada região, formando uma importante rede de solidariedade.


“Esse leite doado é acompanhado de dedicação, esforço, tempo, empatia, generosidade, solidariedade e esperança. Por isso nossa frase traz a esperança. De que, mesmo na pandemia, gestos de amor para com o outro (muitas vezes desconhecido), mas muito necessário, para que possamos ajudar os demais e assim também nos tornamos pessoas melhores” conclui a enfermeira Fernanda.


Inaugurada em 1972, a Maternidade Dona Catarina Kuss foi a primeira instituição do Sul do Brasil a conquistar o título “Hospital Amigo da Criança” em 1994, em função do trabalho que realiza em seu banco de leite, incentivando o aleitamento materno. O título é idealizado e outorgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br