COORDENAÇÃO DE MONITORAMENTO E COFINANCIAMENTO

Tem como objetivoassessorar a Diretoria de APS na construção e utilização de indicadores em saúde que representam a abrangência, qualidade e utilização dos serviços de APS em âmbito estadual, auxiliando desde o planejamento até a execução e aprimoramento dos mesmos em benefício dos usuários do SUS e da sociedade como um todo.

Definir o conjunto de fontes de informações relevantes para gestão do primeiro nível de atenção promovendo a publicização atualizada: da capacidade instalada, da oferta de serviços e fo cofinanciamento estadual realizado pela APS em todas as regiões catarinenses.

Monitorar as demandas técnicas e prestar apoio técnico quando necessário.

Articular com as demais áreas da SES com o objetivo de estruturar um ambiente tecnológico capaz de gerar informação e análise de dados de sistemas de informação pertencentes ou relacionados a APS sobre o Estado de Santa Catarina, bem como a utilização e interrelação de diversas bases.

Integrar todas as fontes de dados e alocar em um repositório que atenda às necessidades de pesquisa, coordenação e gestão orientando-se pelas melhores evidências e técnicas disponíveis bem como à Lei Geral de Proteção de Dados vigente no país.

Gerar relatórios, painéis e salas de situação online que permitam a identificação de padrões e tendências, permitindo análises preditivas e as inferências que auxiliem nos processos de planejamento, definição de políticas públicas e tomada de decisão pelos diferentes gestores da rede de atenção à saúde em território catarinense.

Propor, implantar e implementar processos que viabilizem ações de indução e controle da qualidade no âmbito das redes de atenção primária, com vistas à qualificação das políticas de cofinanciamento estadual.

Verificar a variação trimestral do quantitativo de Estratégia Saúde da Família (eSF), equipe de Saúde Bucal (eSB), para o cálculo de valores referentes ao pagamento mensal do cofinanciamento estadual.

Calcular os valores referentes ao pagamento mensal aos municípios pertencentes ao PROCIS, conforme a Lei Estadual Nº 14.610, de 07 de janeiro de 2009 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) vigente.

Realizar os pagamentos deliberados: equipes de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Programa Catarinense de Inclusão Social Descentralizado (PROCIS), Equipe Multiprofissional (EM) e equipes de Atenção, Promoção e Prevenção à Saúde (eAPPS).

Publicizar as informações do cofinanciamento estadual da APS, mensalmente, na sala de Situação da APS no portal da SES.

Acesse a Sala de Situação da Atenção Primária à Saúde

 

COORDENAÇÃO

COORDENADORA DE MONITORAMENTO E COFINANCIAMENTO

Patricia Alves de Souza



EQUIPE TÉCNICA

Cristiane Silva de Jesus

João Waldemiro L. Martins

Matheus da Silva Belchior

CONTATO:

48 3664.5747

48 3664.7275

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Sala de Situação APS