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Mais de 52 mil pacientes não compareceram às consultas, cirurgias ou aos exames agendados nas unidades de saúde de Santa Catarina em 2018. Os dados fazem parte de levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.

O número equivale a 32,81% dos agendados realizados pelas centrais de regulação apenas este ano. Em números absolutos, nos dez primeiros meses de 2018 foram 52.710 pacientes faltantes a procedimentos já marcados, o que supera a marca de 2017, quando 46.394 pessoas deixaram de comparecer. Entretanto, a recuperação na área de gestão e a ampliação dos serviços realizada nos últimos meses possibilitou um maior número de agendamentos, 122 mil em 2017 ,contra 160 mil em 2018.

Mais de cinco mil pacientes (5779 no total) chegaram a confirmar presença mas não compareceram às consultas. A falta de quase 1/3 dos pacientes a consultas, exames e até mesmo cirurgias acaba prejudicando o andamento da fila, uma vez que o horário não pode ser preenchido por pessoas que não estão cadastradas no Sistema de Regulação (Sisreg). “Nos preparamos para 20 ou 30 exames ao dia, dependendo do caso e, quando existem faltas, temos profissionais ociosos”, afirma Karin Geller, superitendente de Serviços Especializados e Regulação da SES. “Com as faltas, a fila não anda e temos um prejuízo ao sistema. O resultado é tempo perdido e a volta do paciente para a fila”.

Karin ainda destaca que sistema de publicação de filas adotado em Santa Catarina é considerado um modelo para o país, mas que a população precisa colaborar para que o tempo de espera seja ainda menor. “A SES e os municípios vêm realizando um trabalho fortemente organizado no sentido de dar toda a transparência nas filas de espera por procedimentos. O que prejudica o sistema é quando uma pessoa falta e deixa um profissional esperando. E no final, alguém acaba pagando essa conta”, afirma Geller, acrescentando que além de 50 mil pessoas que faltaram à consultas ou exames, existem outras 50 mil que deixaram de ser atendidas.

A SES solicita que os pacientes avisem a unidade de saúde, seja municipal ou estadual, com antecedência sobre a possível falta a um procedimento agendado. “É essa consciência que a gente espera da população. Quando o paciente falta sem avisar, acaba prejudicando outra pessoa que aguarda na fila pelo mesmo procedimento”, complementa Karin

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