icone facebookicone twittericone instagram

Esta residência médica é um sonho e uma realidade. Ao almejar a melhoria na atenção à saúde com diminuição nas desigualdades, em Alma-Ata (1978) se proclamou a transcendental declaração na qual foram postulados os princípios da estratégia de Aten¬ção Primária a Saúde. De lá para cá, a meta “Saúde para Todos” ainda não foi alcançada.

Hoje há mais evidências sobre a efetividade e eficiência de cuidados na atenção primária de saúde do que em 1978. No Reino Unido, no Serviço Nacional de Saúde , mais de 95 % dos contatos com os pacientes para condições agudas e crônicas ocorrem em cuidados primários. Com 82 % dos problemas resolvidos neste nível de gestão em saúde , a satisfação dos pacientes é alta e com um relativo baixo custo ao sistema.

A Atenção Básica no Brasil se expandiu de forma evidente com melhora em alguns indicadores de saúde. Em Santa Catarina, temos a implantação deste serviço com alta cobertura em torno de 80%. Alargar o leque de problemas que podem ser tratadas nos cuidados primários e melhorar a qualidade dos serviços é agora o grande desafio.

A residência em MFC de Santa Catarina se propõe a utilizar uma ampla e qualificada rede de atenção a saúde. Esta rede está fundamentada na melhor atenção basica do país que se articula de forma organizada aos serviços hospitalares, serviços de referência regulados e rede de urgência/emergência. Aliado a rede, temos nos setores administrativos, um corpo técnico com expertise na gestão de serviços e educação permanente.

Nosso plano pedagógico está em constante avaliação pelos residentes e preceptores, e uma importante chave para manutenção da qualidade do programa é o Conselho Consultivo constituído por três consultorias:

1- Consultoria Acadêmica formada por tutores docentes da UFSC que participam do Programa Mais Médicos. 

2- Consultoria em MFC em cooperação com Associação Catarinense de Medicina de Família e Comunidade.

3- Consultoria da Prática em Atenção Primária composta por médicos com larga experiência neste nível de cuidado.

Para o desenvolvimento das atividade teórico-práticas contamos com ferramentas para Ensino a Distância, como o AVATAR- Ambiente Virtual de Aprendizagem que é gerenciado internamente na DEPS, e com o TELESSAUDE SC que é vinculado a UFSC e que de forma colaborativa trabalhamos juntos.

Convidamos os médicos a se especializarem em Medicina de Família e Comunidade no programa de residência da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina. A meta de Alma-Ata: “Saúde para Todos”, é um sonho que podemos construir juntos.

►Confira os conteúdos sobre o Programa