icone facebookicone twittericone instagram

1º Passo– Baixar os arquivos necessários do site do CNES - cnes.datasus.gov.br - Serviços - Recebimento de Arquivo (Aplicação).

2º Passo– Atualizar os arquivos no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - SCNES em Utilitários - Atualizar Bases.

3º Passo- Rodar o Relatório de Consistência (Movimento - Consistência), se tiver crítica, elas devem ser corrigidas.

4º Passo- Pelo Windows Explorer, deve ser criada uma pasta, com o nome de “Arquivos TXT” ou “TXT”, como achar melhor, para guardar os arquivos TXT, indispensáveis para rodar o De-Para-SIA.

5º Passo- No SCNES, entre em Outros – Gerar Base Padrão TXT, indicar a pasta criada para salvar os arquivos.

6º Passo- O arquivo de Terceiros Brasil (já salvo no seu computador, conforme 1º Passo) deve ser descompactado dentro da pasta onde estão os arquivos txt.

Observação: É importante fazer uma cópia dessa pasta com os arquivos txt e arquivo terceiro brasil para serem importados no programa da FPO Magnética.

7º Passo– Abrir o programa do De-Para-SIA (verfces) e indicar a pasta do SIA (pasta onde está instalado o SIA) e a pasta do SCNES (pasta onde estão os arquivos TXT’s).

8º Passo– Clicar em OK para rodar o relatório. Se tiver algum erro, corrija e faça os procedimentos novamente. Se tiver tudo certo, siga o próximo passo.

9º Passo– Fechar o sistema. Abrir novamente o sistema e clicar em Atualizar. Informar o usuário e senha, os mesmos utilizados no programa do SIA. Terminado o processo seu SIA já estará atualizado com os dados do CNES.

IMPORTANTE!!

Se você rodou o De-Para-SIA e não funcionou, antes de rodá-lo novamente você deve entrar no SCNES – Gerar Base Padrão TXT, pois depois que você rodar o De-Para-SIA, mesmo dando erro, o sistema modifica os arquivos que tinham a extensão txt para a extensão dbf e dessa maneira não irá funcionar.