Saúde promove o Simpósio Catarinense de Emergências Traumáticas para fortalecer a rede de urgência

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), realiza nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14, o I Simpósio Catarinense de Emergências Traumáticas, em Tubarão. O evento reúne profissionais de saúde que atuam em emergência, além de estudantes de medicina e de enfermagem. O objetivo é aprimorar o conhecimento e qualificar o atendimento ao trauma prestado à população catarinense.

foto_samuuuu.jpegFotos: Divulgação/SES

“Nosso compromisso é garantir que os profissionais estejam cada vez mais preparados para agir com rapidez e eficiência nas situações de trauma, que estão entre as principais causas de morbimortalidade no país”, destacou Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.

Durante o simpósio, especialistas de diferentes áreas abordaram temas, como avaliação do trauma: velocidade, método e tomada de decisão, emergências por afogamento, trauma em idosos, entre outros. A programação também incluiu mesas de debates para discutir avanços e desafios no atendimento a vítimas de trauma.

“Com palestrantes renomados e temas atuais, o Simpósio reforça o compromisso do estado com a formação continuada e qualificação dos profissionais da rede de urgência e emergência, promovendo um espaço de troca de experiências, construção de soluções conjuntas e valorização das boas práticas assistenciais”, ressalta Juliana Guaresi, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) e organizadora do evento.

A iniciativa é parte do compromisso da SES em aprimorar a rede de atendimento e a capacitação dos profissionais, buscando reduzir índices de mortalidade e sequelas decorrentes de acidentes e outras situações traumáticas. O atendimento ao trauma requer agilidade, precisão e integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde. Desde o primeiro contato, seja no local do acidente ou na chegada à unidade hospitalar, cada minuto é decisivo. A abordagem adequada — com imobilização correta, controle de hemorragias e transporte seguro — pode significar a diferença entre a vida e a morte.
foto_samu_2.jpeg

No evento, a organização prestou uma homenagem especial aos profissionais que mais participaram de capacitações ao longo deste ano e também aqueles que multiplicam seu conhecimento. A iniciativa reconhece o comprometimento e a dedicação daqueles que buscam constantemente aprimorar seus conhecimentos e fortalecer a qualidade dos serviços prestados. A valorização da educação continuada reflete o compromisso da instituição com a excelência e o desenvolvimento profissional de suas equipes.

 A realização do evento reafirma a importância da educação permanente como ferramenta essencial para aprimorar protocolos, fortalecer a integração entre os serviços e salvar mais vidas.

 

Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no instagram @saude.sc