Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) finalizou a primeira etapa da modernização do parque tecnológico da rede hospitalar catarinense. A última unidade a receber os novos equipamentos — dois servidores e um storage — foi o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), em Joinville.
A instituição operava há dez anos com infraestrutura de Tecnonologia da Informação (TI) que apresentava desgaste, limitações de desempenho e alto risco de falhas, sem atender adequadamente às crescentes demandas do hospital.
“Essa mudança aguardada há bastante tempo agora se torna realidade, colocando o hospital em um novo nível de tecnologia e inovação. As melhorias representam modernização, mais agilidade, segurança, confiabilidade e maior suporte aos serviços de saúde oferecidos diariamente aos pacientes”, afirmou o coordenador da Divisão de Informática do hospital, Diego Policarpo.
Com a atualização, o Hospital Regional de Joinville ganhou em proteção e desempenho, principalmente pela migração de discos rígidos mecânicos para unidades SSD e pela adoção de processadores e memórias de última geração. A modernização também contemplou a transferência de diversos servidores virtuais críticos, incluindo Servidor de Arquivos, Telemedicina, Servidor de Impressão e Controle de Acesso.
O hospital ainda será beneficiado com a instalação de antenas Wi-Fi em pontos estratégicos, ampliando a cobertura da rede sem fio e proporcionando maior mobilidade e conectividade para profissionais e pacientes.
Modernização do Parque Tecnológico da SES
Com investimento superior a R$ 2,8 milhões, o Governo do Estado iniciou em julho a modernização do parque tecnológico dos hospitais da rede pública. Nesta primeira fase, além do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, foram contemplados o Hospital Regional de São José, o Instituto de Cardiologia de SC, o Hospital Infantil Joana de Gusmão, o Hospital Governador Celso Ramos, localizados na Grande Florianópolis, e o Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages.