Saúde em Obras: SES inicia expansão da radioterapia no CEPON

O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está em obras para qualificar o atendimento a pacientes de radioterapia. O investimento inclui a construção de um novo bunker - como é chamado o espaço para instalação do acelerador linear, responsável pelo equipamento VitalBeam - e mais quatro novos consultórios. Essa ação está sendo viabilizada pela SES, FAHECE e o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

O novo parque de radioterapia tem previsão de inauguração em 2024. Atualmente, o CEPON já conta com dois equipamentos de radioterapia, que realizam cerca de 1.900 sessões mensais. Com o novo acelerador linear, o CEPON terá capacidade para realizar sessões de radioterapia mais rápidas, reduzindo significativamente os riscos de efeitos colaterais e toxicidade. Com os três aparelhos, a expectativa é diminuir o tempo de espera dos pacientes que iniciaram o tratamento de radioterapia.

“Estamos priorizando os pacientes com câncer, porque é uma doença tempo sensível. Nosso objetivo é cumprir a legislação para que todos os pacientes catarinenses iniciem o seu tratamento em até 60 dias. Com o novo equipamento a unidade aumentará a capacidade de atendimento, diminuindo o tempo de acesso à radioterapia”, destaca a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

A imagem mostra um canteiro de obras visto de um ponto elevado, possivelmente de dentro de um prédio. Na área em construção, há uma estrutura de madeira sendo utilizada como forma para concreto, parcialmente coberta por uma lona azul. O prédio ao fundo tem uma fachada desgastada, com áreas de tijolo exposto e janelas. Um tapume preto com placas informativas e avisos cerca o local da obra. Na parte externa, sobre o piso de blocos intertravados, há cones de sinalização e uma faixa amarela delimitando o acesso. Ao fundo, há uma área com árvores densas, sugerindo que o local fica próximo a uma região arborizada.

O CEPON realizou, de janeiro a outubro de 2023, um total de 5.320 procedimentos radiológicos. O resultado representa um aumento de 32,23% em relação ao mesmo período de 2022.

Alvin Laemmel, presidente da FAHECE, organização social que faz a gestão do CEPON, o projeto de expansão do parque de radioterapia tem como objetivo atualizar a tecnologia oferecida aos pacientes. “A tecnologia é uma grande aliada da saúde e precisamos acompanhar essas evoluções para oferecer as soluções mais adequadas para os nossos pacientes”, afirma.

O novo acelerador linear integra recursos de tratamento moderno, permitindo a realização de diversas técnicas e verificação de imagem pré-tratamento via Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT). “Tudo isso possibilita um tratamento de altíssima precisão, doses mais focalizadas, redução do número de sessões e menor risco de efeitos colaterais, fornecimento maior qualidade, conforto e bem-estar ao paciente”, ressalta o chefe do Serviço de Radioterapia do CEPON, Dr. .Paulo Rodrigues.