Saúde em Obras: Reformas no IPq aprimoram infraestrutura de acolhimento para pacientes idosos

As reformas no Bloco I, no Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPq), avançam para oferecer uma melhor acomodação para 40 pacientes idosos residentes na instituição. As melhorias englobam uma área externa com lavanderia e expurgo de resíduos, banheiros adaptados e um quarto de descanso destinado às equipes de enfermagem, em conformidade com a legislação vigente.

Corredor interno recém-reformado com piso de cerâmica clara, paredes brancas e teto em forro de PVC branco, iluminado por lâmpadas de LED embutidas. À esquerda, portas duplas de madeira abertas, com uma pessoa visível parcialmente no outro cômodo. À direita, uma sequência de janelas retangulares de vidro com esquadrias brancas, permitindo vista para área externa arborizada com bancos de madeira, gramado e troncos de árvores.

Fotos: Robson Valverde Ascom/SES/SC

O ambiente sofreu uma ampla reforma em sua estrutura. As antigas janelas de madeira foram trocadas por novas, de alumínio, o forro e a parte elétrica foram renovados e o espaço recebeu novos pisos e pintura. Além disso, os pacientes agora contam com uma rouparia ao lado do banheiro que irá auxiliar o trabalho de higiene pessoal dos internos. A ala conta ainda com duas salas amplas, cozinha e espaço para atendimento numa área de 415 metros quadros. 

Paulo Márcio Souza, diretor do IPq, ressalta que hoje os idosos estão instalados em uma unidade estruturalmente inadequada e insuficiente para atender à demanda e logo serão reinstalados no novo espaço. “A reforma visa criar um ambiente mais adequado às necessidades dos pacientes, com melhores condições de iluminação, ventilação e instalações sanitárias de acordo com as normas exigidas e o perfil dos pacientes que ocuparão o local”, informa.

Este mês, o Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPq) completou 82 anos de história. A unidade foi inaugurada em 10 de novembro de 1941, no município de São José, com o nome de Colônia Santana, e é administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Sala ampla e vazia com piso de cerâmica clara disposta em padrão diagonal, paredes brancas revestidas até a metade com azulejos brancos e teto de forro em PVC branco. Nas laterais, fileiras de janelas altas e retangulares com esquadrias brancas permitem entrada abundante de luz natural. Ao fundo, há uma porta larga que dá acesso a outro corredor e uma janela interna quadrada com moldura metálica, sugerindo um balcão de atendimento.

 

Ambiente em reforma com paredes recém-rebocadas. À esquerda, um homem usando máscara e óculos de proteção está em uma escada de alumínio realizando trabalhos na parte interna de um cômodo sem piso acabado, onde há ferramentas e restos de obra no chão. À direita, outro ambiente com paredes azulejadas brancas e uma bobina grande de mangueira ou cabo amarelo no chão. O piso está parcialmente coberto por uma lona azul, e cabos elétricos pendem das paredes e do teto, indicando obra elétrica em andamento.

 

Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.