Nesta sexta-feira, 22, foi reinaugurada a 7ª enfermaria do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPq). O espaço irá acomodar 40 pacientes idosos atendidos na instituição, proporcionando um ambiente mais adequado.
“É uma preocupação do governo do Estado o atendimento aos pacientes psiquiátricos, não só melhorar os espaços físicos, mas também proporcionar um atendimento adequado com os multiprofissionais para que os pacientes possam concluir o tratamento da melhor forma possível. Quero também parabenizar a gratidão aos funcionários e colaboradores que trabalham diretamente na reforma. Muito obrigado pela dedicação”, ressalta a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Os trabalhos de revitalização incluíram a substituição completa da rede elétrica, colocação de forro novo, substituição de 95% das janelas de madeira por novas, de alumínio, a recuperação do pátio externo, revisões no madeiramento do telhado, reformas nos banheiros, rouparia, sala de utilidades e materiais, além de pintura e reparos nas paredes e instalação de aparelhos climatizadores.
Paulo Márcio Souza, diretor do IPq, enfatiza a importância da reforma. “Essa é uma obra fruto da união de várias pessoas que se beneficiou em uma melhoria benéfica para nossos pacientes. Ti um período de interrupção da obra em 2022 e com o decreto de emergência deste ano e o esforço de todos, concluímos”, reforçou.
As melhorias abrangeram ainda a construção de banheiros adaptados ao uso dos idosos e de um quarto de descanso destinado às equipes de enfermagem, em conformidade com a legislação vigente. A ala reinaugurada possui cerca de 415 metros quadrados.
O início das obras de renovação ocorreu em março de 2022, com pausa em dezembro daquele ano. A obra foi retomada em junho deste ano pela equipe interna de trabalhadores do IPq.