A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) desenvolveu um aplicativo voltado para o atendimento de emergências envolvendo pessoas surdas. A iniciativa busca garantir acessibilidade, inclusão e agilidade no acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), respeitando as necessidades específicas dessa população.
Foto: Divulgação Ascom/SES
O atendimento é feito por meio de mensagens de texto em tempo real com os técnicos e médicos reguladores do SAMU. Por enquanto, o aplicativo está disponível para o sistema Android, com o nome "Solicitação Samu – IT4D” e permite a comunicação direta com os profissionais do serviço.
“Ao criar um canal específico para pessoas surdas, o SAMU SC dá um passo importante rumo a um atendimento mais inclusivo e igualitário. Emergências não esperam, e é fundamental que todos tenham meios eficazes de pedir ajuda”, afirma Marcos Antônio Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.
A ferramenta está em processo de aprimoramento, com base em sugestões da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). A principal proposta é a inclusão de imagens para facilitar a comunicação, considerando que a Língua Brasileira de Sinais, conhecida por Libras, costuma ser a primeira língua das pessoas surdas.
O desenvolvimento da ferramenta atende a uma demanda da comunidade surda, que enfrenta obstáculos para acionar o atendimento em situações de urgência, já que os principais canais disponíveis atualmente — como o telefone 192 — dependem da comunicação oral.
A ação integra um conjunto de esforços do Governo do Estado para promover a inclusão nos serviços públicos e reforçar a importância da acessibilidade em todas as áreas, especialmente na saúde e no atendimento de urgências.
Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no Instagram @saude.sc