SAMU participa do 7º Exercício Simulado de Ajuda Humanitária

A Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU de Florianópolis participou durante os dias 25, 26 e 27 de julho do 7º Exercício Simulado de Ajuda Humanitária, promovido na Grande Florianópolis. Cerca de 300 pessoas estiveram envolvidas na atividade organizada pelo Exército Brasileiro e pelo Governo do Estado. As ações simularam de maneira realista situações de resgate de vítimas em diversas situações de desastres.

Equipe de resgate com coletes e capacetes realiza o salvamento de duas vítimas às margens de um rio. Uma balsa inflável vermelha com o logo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está parcialmente na água, enquanto socorristas atendem uma pessoa enrolada em manta térmica e outra deitada no chão. A vegetação ribeirinha envolve a cena.

“Executamos ocorrências realísticas simulando potenciais alagamentos, transposições de rio, com múltiplas vítimas, as quais foram de demasiada importância para os integrantes, promovendo além da integração de ambos, o entendimento da atuação dos parceiros e também maior segurança das equipes, caso o Estado venha a passar por tais situações alta magnitude”, afirmou a coordenadora de Operações do SAMU/USA de Florianópolis, Rafaella Bortolassi.

De acordo com ela, a equipe da USA participou das atividades ao lado da Unidade de Suporte Básico (USB) do SAMU de Santo Amaro e Águas Mornas, além das demais entidades presentes no evento. “Como coordenadora de operações, em campo durante as ocorrências, me sinto extremamente orgulhosa e honrada pelo convite, e por ter presenciado um atendimento de excelência, alta performance, mantendo acima de tudo os princípios de humanização, eficiência, simplicidade e solidariedade”, completou.

Policial do Exército com uniforme tático e capacete branco observa comboio formado por ambulâncias do SAMU e veículos militares em estrada de terra. Ao fundo, há árvores, montanhas e edificações, sugerindo uma operação conjunta de apoio ou simulado de emergência.

O Exercício Simulado é fruto de um trabalho em conjunto com diversas Instituições, como por exemplo, o Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª BDA INF MTZ), Prefeituras de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Palhoça, Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Polícia Científica (PCI) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Ao total, três municípios da Grande Florianópolis foram contemplados para sediarem as ações do Exercício, são eles: Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Palhoça.