
Foto: Roberto Zacarias/Secom
O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), serviço vinculado ao Governo do Estado, destacou-se em 2025 pela consolidação de avanços tecnológicos e estruturais que fortaleceram a rede de atenção à saúde. Ações desenvolvidas ao longo do ano também ampliaram a segurança e a qualidade dos serviços prestados à população catarinense.
Entre os principais marcos do ano foi o Governo do Estado ter investido na aquisição de 800 hemoglobinômetros, que tornou Santa Catarina pioneira no Brasil na adoção da tecnologia para medição ágil e precisa dos níveis de hematócrito --- indicador essencial na avaliação da gravidade da dengue. Os equipamentos foram distribuídos aos municípios, contribuindo diretamente para o fortalecimento das ações de vigilância e prevenção de doenças.
Na área hemoterápica, o HEMOSC iniciou a implantação da técnica de Filtração Universal do Sangue, com projeto piloto em Florianópolis. O processo permite a remoção de 99,9% dos leucócitos dos hemocomponentes, elevando os padrões de segurança transfusional e a qualidade do sangue disponibilizado à população.

Foto: Comunicação Hemosc/Ascom/SES
Os investimentos em infraestrutura também marcaram o período, com a modernização da recepção de doadores do HEMOSC Florianópolis, oferecendo um ambiente mais acolhedor e confortável. Ainda em 2025, tiveram início as obras da Unidade de Coleta e Distribuição de Sangue de Itajaí, ampliando a capacidade operacional da hemorrede estadual.
A valorização dos doadores ganhou destaque com o lançamento da nova carteirinha do doador, composta por oito modelos que reconhecem e incentivam a doação regular. No Dia Nacional do Doador, o HEMOSC contou com a parceria do artista plástico Luciano Martins, responsável pela criação do tema e da arte da campanha “Sou doador de sangue, e você?”.

Foto: Comunicação Hemosc/Ascom/SES
A frota institucional foi ampliada com a aquisição de duas novas vans, destinadas ao transporte de doadores e ao apoio às coletas externas, ampliando o acesso aos serviços hemoterápicos. Outro avanço foi a expansão do Programa de Transfusão Pré-Hospitalar de Sangue Total, que passou a atender também a região do Grande Oeste, com a implantação do serviço em Chapecó.
No fortalecimento da produção de hemoderivados, o HEMOSC encaminhou à Hemobrás mais de 66 mil bolsas de plasma e recebeu do Ministério da Saúde seis freezers de alta tecnologia para armazenamento. A iniciativa qualifica ainda mais os serviços de hemoterapia, ao oferecer soluções modernas, eficientes e seguras, além de fortalecer a capacidade nacional de produção de hemoderivados.
Na área de transplantes, Santa Catarina mantém posição de destaque nacional, com atuação direta do HEMOSC em parceria com a SC Transplantes. A instituição é responsável pela realização de exames essenciais para a segurança e compatibilidade dos transplantes, além do acompanhamento pós-transplante dos pacientes.
Encerrando o ano, o HEMOSC manteve as principais certificações de qualidade que atestam a excelência de seus processos: ISO 9001:2015, ONA Nível 1 - Rede Integrada e AABB/ABHH, reafirmando seu compromisso com a qualidade, a segurança e a vida.
Texto: Comunicação Hemosc/Fahece
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc